Em meio à pandemia e todos os desafios enfrentados no dia a dia, muitas pessoas se questionam. Como posso ajudar? O que posso fazer?
Possivelmente essas dúvidas também passaram pelas mentes das jovens Giovanna Theodoro da Silva e Jamilly de Lima Augusto, ambas alunas da Escola Estadual Prof. Modesto Tavares de Lima, em Itapetininga.
A diferença é que Giovanna e Jamilly resolveram agir e colocar em prática, na própria escola, um projeto voluntário que mobilizou todo o ambiente escolar: a arrecadação de agasalhos para ajudar quem mais precisa.
Giovanna é vereadora-mirim, matriculada no 3º ano do ensino médio e aluna do ensino técnico pertencente à grade da escola estadual no curso de Logística. A amiga, Jamilly, está no 1º ano do ensino médio e é aluna do curso técnico de Turismo.
Ambas fazem parte do Grêmio Estudantil e além de compartilharem do gosto pela educação, criaram uma forma de se engajar, contribuir e de despertar na comunidade escolar, o verdadeiro sentido da responsabilidade social.
Acompanhadas do Prof. Mário Sérgio Simões Cardoso, mediador da ação, e da Vice-Diretora, Roseane Lopes da Graça, que representou a Escola Modesto Tavares de Lima, as jovens estiveram nesta sexta, dia 03 de setembro, na sede da Secretaria de Promoção Social para entregar a doação de aproximadamente 100 peças arrecadadas, cuidadosamente separadas e especialmente colocadas em um grande embrulho para presente, que serão destinadas às pessoas em situação de rua que são acolhidas e atendidas pela Casa Rais – Referência, Apoio e Inclusão Social, serviço criado em Itapetininga para acolhimento e atendimento a pessoas em situação de rua que é mantido pela Prefeitura e pela ajuda de voluntários.
Aliás, referência, apoio e inclusão social, mais do que o nome do projeto municipal de política pública, parecem ser lemas para as adolescentes que, além de doarem agasalhos à Casa Rais, também separaram parte das doações para ajudar alguns colegas da própria escola.
Emocionada com a iniciativa das jovens, a Secretária de Promoção Social, Soraya Giriboni destacou a importância do engajamento social dos jovens e o quanto isso representa para quem mais precisa.
“Nós agradecemos a ação e parabenizamos a atitude, pois mesmo tão jovens, os alunos perceberam que o ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente das pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários”, destacou Soraya ao receber as doações, ao lado da equipe da secretaria.








