Agricultores de Itapetininga se reuniram nesta quarta-feira, 22 de maio, para o IV Encontro de Agricultores, em comemoração à Semana do Agronegócio, instituída em diversas partes do país para dar visibilidade à produção nacional.
Realizado no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, anexo ao Paço Municipal, o encontro reuniu mais de 50 participantes que buscaram conhecimento e novas técnicas para impulsionar o agronegócio na região.
Com uma programação repleta de palestras técnicas e especializadas, os agricultores tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências ao longo do dia. Diversos temas foram abordados, desde práticas sustentáveis de cultivo até inovações tecnológicas para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.
Destacando-se na programação, foram apresentadas palestras sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Zanella da EPAGRI-SC, e sobre a inovação na nutrição das culturas da soja e do milho, apresentada pela Engenheira Agrônoma e Pesquisadora da EMBRAPA, Dra. Mariangela Hungria da Cunha.
O Prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, destacou a importância desse setor para a economia de Itapetininga. Brun fez a abertura do evento, ao lado da Secretária de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Walkyria Vieira de Andrades.
“Itapetininga é a maior cidade agricultável do Estado de São Paulo. São 4.700 quilômetros de estradas rurais. Esse setor é um tesouro e temos que lutar por ele.” Brun ainda comentou sobre os diferenciais da cidade neste setor. “A gente tem terra, tem agricultor, tem produção e tem logística. Nós temos capacidade técnica e esse evento traz ainda mais capacitação para nosso município. A Prefeitura investe quando tem pessoas interessadas. Vocês são o primeiro ponto de investimento que a cidade precisa. Para que Itapetininga se desenvolva, é preciso que o agro seja forte.”
O sucesso do IV Encontro dos Agricultores reflete o compromisso da comunidade agrícola de Itapetininga e região com a busca constante por conhecimento e inovação, fundamentais para o crescimento sustentável do agronegócio. A participação gratuita e o engajamento dos presentes evidenciam a relevância deste evento para fortalecer os laços entre os agricultores e promover o desenvolvimento rural.
“O que é zona rural? É a estrada, é a ponte. Sim, mas temos também que ajudar e capacitar o empresário rural e os produtores a terem lucro. E nós estamos aqui para apoiar vocês”, concluiu o prefeito Jeferson Brun.