PUBLICIDADE
18 de novembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

‘A Covid-19 mudou a minha vida para sempre’, diz médica do HLOB que se recuperou após 10 dias na UTI

Facebook TwitterWhatsappTelegram
15 MAR 2021

EVERTON DIAS

PUBLICIDADE

A médica cardiologista Márcia Amaral foi a primeira pessoa a ser vacinada em Itapetininga. Ela atua na linha de frente no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) e foi contaminada no final de agosto do ano passado. O quadro dela evoluiu para insuficiência respiratória e precisou ser entubada. Foram 13 dias de internação, sendo 10 na UTI em quadro gravíssimo. Ela voltou ao hospital após 40 dias afastada em recuperação. Ao site Cidade Itapetininga, a médica conta como foi a luta dela para vencer o vírus e como ajuda as pessoas nesta fase crítica da pandemia.

A médica atua na área emergencial há 15 anos. No HLOB, ela atende a pacientes que chegam em sala de emergência e acompanha a evolução diária na enfermaria. Mesmo vacinada, ela cumpre rigorosamente as medidas de prevenção. “A Covid-19 não tem cura , mesmo vacinada ainda existe o risco das variantes”, explica.

PUBLICIDADE

Ela conta que o coronavírus mudou a sua vida para sempre. “Não só a minha forma de pensar e sentir algumas coisas, de dar valor a coisas tão simples da vida que talvez antes por causa da rotina agitada eu não percebesse antes”, diz.

Um dos impactos mais fortes causados pelo vírus foi a morte da amiga e também médica Jaqueline Cardoso Vieira em dezembro do ano passado. “Mudou minha vida porque tirou de mim minha melhor amiga e parceira de trabalho que não resistiu. Foi um choque pra mim. Nunca mais será igual. Tínhamos uma parceria tão grande dentro e fora do hospital e em mim ficou um vazio muito grande”, relata.

PUBLICIDADE
Em todos os seus anos de atuação, a médica considera a Covid-19 como uma das doenças mais avassaladoras que já conheceu. Foto: Arquivo Pessoal.

A médica também fala da sua recuperação. “Voltei após 40 dias afastada me recuperando. Após sair do hospital, tive síndrome pós-covid. Não conseguia andar, sentia muita tontura, fraqueza, taquicardia, falta de ar e fazia fisioterapia diariamente. Demorei dias para andar sem ajuda, pois precisava de auxílio para atividades rotineiras, como para me vestir. Não tinha nenhuma força muscular, não conseguia levantar o braço para escovar o cabelo”, conta.

O trabalho da equipe que atua na linha de frente do HBLO foi fundamental para a sua recuperação. “Sou grata a todos meus colegas que me atenderam, aos funcionários da enfermagem, fonoaudióloga, fisioterapia, ao pessoal da limpeza e cozinha. Recebi tanto carinho de todos eles que não tenho como agradecer. Acima de tudo, sou grata a Deus que me deu uma nova chance”, agradece a médica.

Doença avassaladora
Em todos os seus anos de atuação, a médica considera a Covid-19 como uma das doenças mais avassaladoras que já conheceu. “Só quem passou por isso sabe. A Covid-19 te derruba e te isola, no momento mais frágil de sua vida. É uma doença terrível que te isola de amigos e familiares”, diz.

Ela pede para que a população tome cuidado. “Estamos num momento muito crítico mundialmente. A Covid-19 ainda está fazendo muitas vitimas no nosso país. Não podemos afrouxar as medidas de isolamento social. Temos que ter cuidados com a higiene, lavar as mãos constantemente, usar álcool gel e máscaras. Também higienizar com frequência o celular e objetos utilizados, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos. Cuide-se e cuide da sua família, proteja quem você ama. Ame a vida, o nosso maior bem”, conclui.

Relacionadas

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails

Carreta do Museu Catavento fica em Itapetininga até quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carreta itinerante do museu tem experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história — Foto: Divulgação/Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está na cidade...

Ler maisDetails

Estrada do Distrito do Rechã recebe serviço de nivelamento

por Cidade Itapetininga
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. A ação tem como objetivo melhorar...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

A EJA é uma oportunidade para quem deseja retomar os estudos ou concluir o Ensino Fundamental ou Médio. (Divulgação)

Itapetininga abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Itapetininga é destaque com geração de empregos e novas de empresas. (Divulgação).

Itapetininga tem 310 novas vagas de emprego nesta sexta-feira

Fachada

Pacaembu anuncia 748 casas em Itapetininga

As obras já foram iniciadas e farão parte do Loteamento Nova Belo Horizonte. (Dviulgação)

Prefeitura de Itapetininga abre inscrições para 248 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.