A Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) recebe, mediante agendamento, embalagens vazias de agrotóxicos para o descarte correto. Afinal, são materiais que não fazem parte do sistema convencional de reciclagem.
Todos os produtores rurais do município que utilizam defensivos agrícolas devem realizar a devolução das embalagens vazias. O posto de funciona mediante agendamento, pelo telefone (15) 99698-0967. Os horários de entrega serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O endereço é Rodovia Aristides da Costa Barros, km 9, Bairro Quaresma, Itapetininga, na unidade da Adiaesp.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, o objetivo é informar e conscientizar os produtores rurais para que as embalagens vazias de defensivos agrícolas tenham um destino ambientalmente correto, conforme determinam as legislações vigentes. A medida visa contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável, evitando danos ao meio ambiente e à saúde.
Conforme ainda a pasta do Agronegócio, a ação visa realizar a logística reversa, por meio das responsabilidades compartilhadas, entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição, com o apoio do poder público. Retornam ao ciclo produtivo como matéria-prima de outros, sejam novos recipientes ou artefatos de outras indústrias.
Lavagem e perfuração
O produtor rural deve fazer a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias, bem como perfurar o fundo delas para inutilizá-las e evitar o seu reaproveitamento. É necessário fazer o correto armazenamento e, até um ano após a compra, entregá-las na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de venda. No momento de devolução das embalagens, o agricultor recebe um comprovante, a ser guardado por mais um ano, para o caso de haver uma fiscalização.
Adiaesp
A Adiesp mantém postos de recolhimentos nos municípios. Itapetininga é uma das cidades que tem uma unidade da associação, seguindo os preceitos da Lei nº 9.974/00, que disciplinou também sobre a implantação de unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Adiaesp tem como foco atuar operacionalmente na embalagens agrotóxicas, representando os associados perante os órgãos públicos e contribuindo no cumprimento da legislação.