Estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, localizada em Itapetininga, criaram um kit eletrônico que permite a criação e a manipulação de um medidor de tempo para realizar experimentos de física.
Sob orientação dos professores Ari Teixeira e Kauê Dalla Vecchia Simó, os alunos Ana Laura Santos Borges, Caio Henrique Dassi Vieira, Gabriel Roberto Pereira e Julia Cardoso Dantas dos Reis, criaram o Kit Experimental de Física com Arduíno (Keffa), plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. “Nosso objetivo é proporcionar uma solução ao desafio enfrentado por escolas e professores interessados em tirar a física da teoria na sala de aula. O Keffa é uma alternativa eficiente e de baixo custo”, informa Ana Laura.
Durante as aulas de planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), os alunos fizeram as pesquisas relacionadas à seleção dos materiais e escolheram produzir um experimento de queda livre, para demonstrar que a aceleração da gravidade é constante, independentemente da massa do objeto, testando a eficácia do medidor de tempo.
Laboratório experimental
Os sensores infravermelhos conectados ao Arduíno Uno (placa de microcontrolador de código aberto – chip de circuito integrado único usada para desenvolver projetos eletrônicos e robóticos) permitem a medição precisa do tempo em microssegundos e seus dados são processados e exibidos em tempo real.
“Assim, a sala de aula se tornou um verdadeiro laboratório experimental em que realizamos toda a montagem, programação e testagem do kit. O protótipo se destaca por sua acessibilidade, funcionalidade e precisão, representando uma alternativa viável para instituições de ensino que precisam de equipamentos laboratoriais avançados”, completa a aluna.
Para o orientador Ari Teixeira, o projeto traz uma solução capaz de contribuir com a educação brasileira. “É gratificante ver o desenvolvimento dos nossos alunos durante o ano letivo resultar em projetos extremamente sofisticados, complexos e de alto nível tecnológico e acadêmico”. O Keffa já está sendo utilizado nas aulas da Etec e a perspectiva dos estudantes é expandí-lo, incorporando experimentos com trilho de ar, o que permitirá explorar temas como a conservação de energia e as colisões de forma mais aprofundada.