A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) completa, em julho, dois anos à frente do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga. Na quarta-feira (10), a gestora do hospital realizou um encontro para divulgar o balanço e fazer novos anúncios. Segundo a Enkyo, grandes conquistas foram alcançadas e a parceria entre a entidade filantrópica e a Prefeitura Municipal de Itapetininga se mostrou benéfica. “Mais de 380 mil atendimentos foram realizados no período, o que demonstra o potencial de atendimento e humanização”.
O HLOB recebeu um investimento de mais R$18 milhões da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e, com os recursos, os mais de 10 mil m² da instituição passam por reformas e ampliações, além de novos equipamentos, mobiliários e muita modernização. Aos profissionais, capacitações também são realizadas visando o aprimoramento constante.
Em 1 de julho de 2022, o HLOB iniciou uma nova fase sendo administrado pela Enkyo, primeiramente em contrato emergencial e, após vencer a licitação e assinar o contrato no dia 11 de novembro de 2022, a entidade continua na administração do hospital por cinco anos. Segundo a entidade, por meio da parceria com o município, é possível realizar a grande missão de proporcionar atendimento médico de qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em apenas 25 dias após administrar o HLOB em contrato emergencial, a Enkyo inaugurou dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencional. Em setembro de 2022, foram colocadas em funcionamento, em local que estava inutilizado há anos, uma sala cirúrgica e uma para recuperação pós-anestésica, utilizadas durante os mutirões de cirurgias eletivas.
Posteriormente, o mesmo local foi ampliado para atender às demandas de urgência e emergência. Quartos das enfermarias também estão sendo reformados ao longo destes dois anos para melhor acomodar os pacientes e familiares, além de posto de enfermagem repaginados, salas administrativas, telhado e placas fotovoltaicas instaladas para economia e sustentabilidade.
Em fevereiro deste ano, a Enkyo entregou a reforma e ampliação do Pronto Socorro, um local moderno, humanizado e pensado na segurança do paciente e profissional.
Também investiu em mobiliários e aparelhos modernos como, por exemplo, o aparelho de videolaparoscopia, que ajuda nos mutirões de cirurgias eletivas, além do novo tomógrafo de 160 canais e raio-x portátil, doados pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). O número de médicos atendendo também é outro avanço. Recentemente, foi criada a ala de cuidados paliativos, o “Posto 5”.
Também, devido ao aumento de atendimentos de dengue, em parceria com a Prefeitura de Itapetininga, foi aberto temporariamente o Pronto Socorro 2, destinado aos atendimentos de dengue. Wi-Fi gratuito e aberto, além de totem com painel de chamada são novidades tecnológicas trazidas pela Enkyo.
A próxima etapa de reforma contempla a Maternidade.”O trabalho é contínuo! Um dos próximos focos será a Maternidade, que será reformada e ampliada, exemplo de outro grande passo importante para o futuro da saúde do munícipio”, finaliza Hélio Keichi Mori, Diretor-Executivo do HLOB.