A Câmara de Itapetinininga concedeu nesta quinta-feira (8) a “Medalha de Mérito Dr. Júlio Prestes” ao ex-vereador José Rubens de Melo Leonel (Xacrinha). O autor do projeto foi o presidente da Câmara Etson Brun.
José Rubens de Mello Leonel (Xacrinha) nasceu no dia 24 de outubro de 1954 em Itapetininga. Filho de José de Mello Leonel e Geni de Mello Leonel. Casou em 20 de setembro de 1975, com Rita de Cássia Mello Moraes, nascida em Angatuba, filha de Oswaldo Vieira de Moraes (Gaúcho) e de Aparecida Myrtes de Mello Moraes, com quem tem duas filhas: Thays e Cássia Moraes Leonel, ambas nascidas em Itapetininga. Tem dois netos ambos: Moreno e Amora Leonel Silva.
Ao longo de sua carreira, Xacrinha acumulou diversas experiências profissionais. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Kamnig Bazarian, Atualmente atua na área de publicidade e relações públicas. Entre os anos 70 e 90, administrou a boutique Elle et Lui em Itapetininga.
Foi Vereador à Câmara de Itapetininga durante 10 anos consecutivos: seu 1º mandato foi de 1983 a 1988 e o 2oº mandato durou de 1989 a 1992. Du- rante este período como Vereador, presidiu a Comissão de Defesa do Meio Ambiente por 3 mandatos: 1985/86 – 1987/88 – 1991/92, além de participar da Comissão de Alto Nível entre 1983/84 e da Comissão de Defesa do Património Municipal entre 1987/88. Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga tendo seu mandato nos anos 1989 e 1990.
Neste período, atuou como Presidente da comissão que elaborou a primeira Lei Orgânica do Município de Itapetininga, momento de muita repercussão no estado, pois foi vanguarda nesta implantação. Inspirou mais de 500 municípios a terem suas próprias Leis Orgânicas. Presidiu também sessões do Conselho Municipal de Itapetininga, gerenciou o orçamento da Câmara Municipal e trabalhou para garantir que os recursos fossem usados de maneira eficaz.
Foi um dos fundadores e atuou como Presidente do Conselho Regional de Acompanhamento e Fiscalização de Aramar (CRAVA) entre 1990 e 1995, quando coordenou os trabalhos do Conselho que tinha a participação de 37 Câmaras Municipais da região. O CRAVA foi um órgão empenhado em desenvolver um trabalho de conscientização e alerta sobre os projetos nucleares e armamentistas desenvolvidos pela Marinha Brasileira, no vizinho Município de Iperó, denominado ARAMAR – Centro Experimental de Alta Tecnologia.
Em 1992 foi candidato à Prefeitura do Município de Itapetininga. Desde 1992, ano em que fundou a LAX Comunicações, é responsável por trâmites administrativos, compra e venda de mídia na área de comunicação, além de relações públicas.