15 DEZ 2020
REDAÇÃO
A Câmara de Itapetininga aprovou na tarde desta terça-feira (15) o projeto de lei que proibe veículo de tração animal em vias públicas do munícipio. O projeto, de autoria da vereadora Selma Aparecida de Freitas (Republicanos), segue para sanção da prefeita Simone Marquetto (MDB).
Se for constatado o descumprimento da lei, o animal será apreendido e o infrator deverá remover o veículo e eventual carga a expensas próprias.
Segundo o projeto, continuará permitida a circulação de veículos movidos por tração animal na zona rural desde que o uso não implique sofrimento animal.
Segundo a autora, o trânsito na maioria das cidades já é caótico e continuar permitindo que as carroças estejam integradas nesse sistema, sem qualquer regulamentação, é um verdadeiro disparate, aliado ao fato de que os animais que tracionam esses veículos sofrem.
“No estágio em que está a nossa civilização, entendemos que é inadmissível continuar assistindo passivamente cenas verdadeiramente dantescas nas ruas da nossa cidade, no que se refere aos veículos de tração animal”, diz o projeto.