Fernando Haddad (PT), candidato a governador do Estado de São Paulo, esteve nesta quarta-feira (24) em Itapetininga.
A agenda do candidato se iniciou pela manhã com uma conversa no Hospital Leo Orsi Bernardes (HLOB). Depois, ele caminhou com apoiadores até a Praça Peixoto Gomide.
Participaram do ato a candidata a deputada estadual Calu Malavazzi (PT), o presidente do PT de Itapetininga, Fuad Isaac e também outras lideranças.
Fernando Haddad tem 59 anos, é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tornou-se mestre em Economia, com especialização em economia política, em 1990, e doutor em Filosofia em 1996.
Foi professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, analista de investimento do Unibanco e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em 2001, assumiu a chefia de gabinete da secretaria municipal de Finanças de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy. Dois anos depois, se tornou assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Depois, foi secretário Executivo do Ministério da Educação e se tornou ministro da pasta durante a gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Em 2012, deixou o cargo para disputar as eleições municipais de São Paulo. Foi prefeito da capital paulista de 2012 a 2016, e candidato do PT à reeleição, mas perdeu para o tucano João Doria. Em 2018, foi o candidato do PT à Presidência – teve 44,87% dos votos no segundo turno.