10 AGO 2020
REDAÇÃO
Em boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Itapetininga confirmou mais duas mortes por coronavírus na cidade. As duas mortes ocorreram nos primeiros dias de Itapetininga na fase amarela do Plano São Paulo. A cidade já soma 34 óbitos pela doença.
Segundo o boletim da Prefeitura de Itapetininga, um homem de 61 anos morreu no sábado (8) e uma mulher de 75 anos nesta segunda-feira (10). Os dois tinham doenças pré-existentes e estavam internados no Hospital Léo Orsi Bernardes.
Segundo a prefeitura, a cidade soma 775 casos confirmados de Covid-19, mas o Governo do Estado de São Paulo contabiliza 781 casos. Segundo a prefeitura, a variação entre os números informados por municípios e Estados tem sido comum em todo o Brasil.
De Acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga isto pode acontecer por causa do chamado contrafluxo, quando um caso ou óbito de paciente itapetiningano são confirmados fora do município e as cidades notificam primeiramente o Estado e, somente depois, a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga.
“Com relação aos óbitos é importante ressaltar que, assim que recebida do hospital a Declaração de Óbito ou com a confirmação positiva de resultado de exame, eles são imediatamente contabilizados na planilha da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga. Este procedimento é adotado para óbitos de itapetininganos ocorridos em outras cidades ou no próprio município. Da mesma forma, assim que os casos confirmados são informados à Vigilância Epidemiológica, eles passam a constar nos números do boletim oficial”, explica.