14 FEV 2020
REDAÇÃO
A Prefeitura de Itapetininga, desde o início da gestão Simone Marquetto (MDB), inovou ao apresentar o “Adote Uma Praça”, programa que foi implantado em abril de 2018, que prevê parceria entre empresas e o município. Atualmente, já são 33 espaços adotados, entre praças, rotatórias e canteiros intermediários). O número contabiliza os projetos já executados, em execução e em análise.
Todas as áreas públicas municipais como praças, rotatórias, canteiros e outros estão disponíveis para adoção. A expectativa, segundo a prefeitura, é expandir este e outros programas já existentes e implementar outros projetos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
De acordo com a prefeitura, o programa é um modo de estimular a cooperação entre governo e sociedade. “Esta aproximação também é uma forma da população compreender que os cuidados dos espaços públicos são de todos nós: empresas, trabalhadores, entidades, sociedades amigos de bairros e governo. Com a iniciativa privada assumindo esses gastos, os recursos públicos podem ser empregados em áreas de maior prioridade e a adesão vem se ampliando a cada ano”, explica a prefeitura.

Para adotar a praça, antes é feito um contrato com a administração municipal, um plano de trabalho com projeto paisagístico aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente.