28 jun 2020
Redação
Itapetininga e mais outras 47 cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba regrediram para a fase 1 (vermelha), a mais restritiva do Plano São Paulo de Flexibilização. Somente comércios considerados essenciais podem funcionar, entre eles mercados e farmácias. Todo o restante deve permanecer fechado. (Confira abaixo a lista dos serviços permitidos).
Além do decreto estadual, a Prefeitura de Itapetininga também determinou, no último sábado (27), multa de R$ 3.929,01 para os proprietários de imóveis que realizarem festas, eventos, comemorações e confraternizações em casas residenciais, apartamentos, chácaras, ranchos, sítios, fazendas e áreas de uso comum de condomínios e loteamentos fechados no período de pandemia.
O bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, também comunicou a suspensão de missas e celebrações religiosas com a participação de fiéis . As missas voltarão a ser online a partir desta segunda-feira (29).
Cinco fases
Durante esse período de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de UTIs, com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.
Confira abaixo o que pode continuar funcionando a partir de segunda-feira:
– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal.
– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local.
– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis.
– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção.
– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.
– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.
– Segurança: serviços de segurança pública e privada.
– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
– Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.