“Uma tarde de inclusão em Itapetininga. Este é o objetivo deste encontro que faço questão de agradecer a presença de cada um”. Assim a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto iniciou sua fala no evento que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, nesta terça, dia 21.
Além da participação dos integrantes da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Itapetininga e Secretaria Municipal de Promoção Social, estavam presentes também, representantes do Centro Municipal de Reabilitação, Deisa – Departamento de Educação Inclusiva e Suporte ao Ensino e Aprendizagem, Paradas Jovens I, II, III e IV, Apae e Ceprevi.
Simone Marquetto destacou as ações realizadas voltadas ao tema em suas duas gestões. “Criamos a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, implantamos o semáforo inteligente, com sinais luminosos em LED, refletores e um aviso sonoro acionado ao pressionar um botão. Tudo para facilitar a travessia das pessoas com deficiência visual e de forma segura. Parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, instalação de brinquedos adaptados nas escolas municipais, curso de libras para funcionários públicos, a Carteira Municipal de Identificação para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, Lei do Cão-Guia, entre outras ações. Gratidão por este dia, que celebra o compromisso para Itapetininga ser modelo na inclusão social”, destacou a prefeita Simone Marquetto.
Também, na ocasião, Simone entregou simbolicamente à jovem Melissa Oliveira Di Cesare, o certificado de conclusão do Curso de Libras, que contemplou 60 funcionários públicos municipais, realizado gratuitamente em uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e o Governo do Estado de São Paulo.
A prefeita também parabenizou e agradeceu a presença dos paratletas que representam Itapetininga no Brasil e no mundo. “Meu carinho por você, Jéssica Giacomelli que é do atletismo, ao Vinícius Proença do triathlon, a Luisa Tamura do atletismo e a Noeli e Nataxa Aparecida, mãe e filha que representam a bocha. Quero que todos em pé, recebam nossos aplausos e gratidão”, disse Simone Marquetto.








