19 MAI 2021
REDAÇÃO
O documentário “Rio Itapetininga e seu Significado Cultural” será lançado por meio de uma plataforma digital neste sábado (22), às 19h30. O trabalho, segundo os autores, tem como objetivo trazer o desconforto ao público, por apresentar os conflitos socioambientais ao longo da bacia hidrográfica do Rio Itapetininga. Da nascente a voz, os aspectos culturais, históricos, biológicos e geomorfológico cultivam a trama intrigante do documentário, atuando como ferramenta para a educação ambiental crítica.
Além dos aspectos visuais compostos por imagens inéditas e uma trilha sonora feita com músicos de Itapetininga e região, as entrevistas apresentam as contradições entre instituições, pesquisadores, ambientalistas, pescadores e ribeirinhos, principais atores sociais que, as suas maneiras, atuam na preservação do Rio Itapetininga.
Para entender os significados culturais deste rio, o documentário demonstra que os conflitos socioambientais fazem parte do cotidiano da Alta, Média e Baixa Bacia. Logo, as implicações normativas e sociais estão sempre entrelaçadas e os impactos são infinitos. E o documentário “Rio Itapetininga e seu Significado Cultural” mostra apenas alguns destes impactos e busca fazer com que parte da sociedade reflita sobre as consequências.
O lançamento oficial será neste sábado (22), às 19h30, através da plataforma “Google Meet”, pois devido a participação do documentário em alguns festivais de cinema, os regulamentos exigem que seja exibido apenas em salas fechadas, nesse primeiro momento.
Para participar do lançamento e prestigiar essa produção, basta se inscrever pelo link: encurtador.com.br/hrwH3 . As vagas são limitadas.