O Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra começa a ser preparado para a 50ª ExpoAgro que será realizada de 13 a 23 de abril. A área de 310 mil m², que passou para o domínio da Prefeitura de Itapetininga na última semana, está em situação precária após ficar por mais de um ano abandonado.
Nesta sexta-feira (10) a equipe do Jornal Cidade esteve no local. Uma equipe de limpeza da prefeitura de Itapetininga fazia a limpeza e manutenção no recinto.
O mato alto, os galpões destruídos e a falta de portões e janelas de alguns prédios, motivada por furtos, ilustram a precariedade da manutenção encontrada.
Diversos prédios estão danificadas, a parte elétrica toda comprometida, portões estragados, telas de proteção de janelas em falta são alguns exemplos da manutenção precária. No pavilhão de leilões, por exemplo, faltam vidros e tem muita sujeira.
O galpão de hortifruti teve o telhado completamente destruído e deve ser demolido pela equipe da Prefeitura de Itapetininga. Um dos galpões dos animais também foi completamente demolido para evitar riscos. Uma das preocupações é a parte hidráulica que está comprometida.
Segundo a prefeitura, a cargo da empresa vencedora da licitação os investimentos na infraestrutura, como em iluminação. A administração municipal irá realizar apenas os serviços de limpeza.
Cessão de uso
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas ( Republicanos) autorizou a Fazenda do Estado a permitir o uso pelo prazo de 12 meses da área do Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra para a Prefeitura de Itapetininga.
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no sábado (4), “o imóvel a que alude o “caput” deste artigo destinar-se-á ao desenvolvimento de atividades voltadas à agropecuária e demais eventos de interesse público. “Foram quase cinco anos de trabalho para que isso acontecesse”, afirmou o prefeito Jeferson Brun.
De acordo com o prefeito, o espaço será utilizado para a realização de atividades voltadas para agropecuária, e também para a área de cultura e esportes. “ O Recinto “Acácio de Moraes Terra” será mais uma opção de lazer a exemplo do Parque da Lagoa Regina Freire.Iremos consolidar, a médio prazo, um local que irá se incorporar nas atividades das pessoas e no calendário da cidade ”, frisou. “Finalmente, o Recinto de Exposições ‘Acácio de Moraes Terra’ é nosso”, disse o chefe do Executivo.
ExpoAgro começa no dia 13 de abril
A 50ª Expoagro retorna para os palcos de Itapetininga após a pandemia. A maior festa popular da cidade será realizada entre os dias 13 a 23 de abril e contará com a presença de Luan Santana, Exaltasamba, Gustavo Lima e a dupla Jorge e Mateus e outras atrações musicais. Também haverá realização de exposição de raças da pecuária e toda a diversidade do campo do município.
Para o prefeito, a Expoagro movimenta o turismo da cidade, com a ocupação da rede hoteleira, os restaurantes, bares, lanchonetes e todo o comércio e serviço do município. Itapetininga atrai visitantes de diversas partes regiões. A estimativa é que mais de 2,5 mil pessoas trabalhem direta e indiretamente para que seja possível acontecer mais uma edição da Expoagro de Itapetininga, a maior festa agropecuária do Sudoeste Paulista.
Programação de Shows
13 abril 20h30 – Lobet – Entrada Franca
14 abril 22h – Clayton e Romário + Matheus e Kauan
15 abril 22h – Jorge e Mateus + DJ’s Dubdogz
16 abril 20h – 2 shows regionais – parceria com Sec. Cultural – Gratuito
17 abril 20h – 2 shows regionais – parceria com Sec. Cultural – Gratuito
18 abril 20h – 2 shows regionais – parceria com Sec. Cultural – Gratuito
19 abril 20h – 2 shows regionais – parceria com Sec. Cultural – Gratuito
20 abril 22h - Luan Santana + Zé Neto e Cristiano
21 de abril 22h – Exalta Samba – Entrada Franca
22 de abril 22h – Gustavo Lima + Pedro Sampaio
23 de abril 20h – Show Infantil