06 AGO 2020
REDAÇÃO
Uma videoconferência foi realizada na manhã desta quinta-feira (06) com diversos profissionais da área da educação municipal para ouvir suas opiniões referentes à rede de ensino do município.
O encontro virtual foi realizado pela prefeita Simone Marquetto (MDB) e contou com a participação de supervisoras, assessoras pedagógicas, diretores, professores, auxiliares de educação, do presidente do Conselho Municipal de Educação, da presidente do Conselho do FUNDEB e da presidente do Conselho de Alimentação Escolar, além dos secretários municipais das pastas da Educação, Governo e Negócios Jurídicos.
Em pauta, a viabilidade ou não de um retorno às aulas pela rede municipal de ensino, um tema que tem gerado incertezas e questionamentos de pais, responsáveis e de docentes.
A ideia foi ouvir as opiniões técnicas de todos os envolvidos no sistema educacional e definir os próximos passos com relação ao tema.
“Minha preocupação é e sempre foi com as crianças. Se trata de um enfrentamento que envolve seres humanos e este é um diálogo para buscar a melhor saída juntos. Sempre juntos”, enfatizou a prefeita Simone Marquetto durante a reunião virtual.
A ampla maioria dos participantes não considera o momento adequado à abertura das escolas. Fatores como o posicionamento da maioria dos pais no sentido de não mandar seus filhos às aulas, a adesão de mais de 70% dos alunos às vídeoaulas transmitidas pela TV e pelo Youtube, a prioridade na saúde e segurança das crianças e o fato de ainda, não existir uma vacina, foram preponderantes no resultado da consulta.
Com a participação dos segmentos também foram definidos os próximos passos na avaliação conjunta. Deve ser feita, pela secretaria da Educação, uma pesquisa junto aos pais com relação ao assunto. As vídeoaulas também serão mantidas até dezembro como suporte educacional aos alunos, intensificando a todos os protocolos de higienização e do uso de máscaras. Os alunos da área rural que não têm acesso à internet continuarão recebendo material pedagógico semanalmente para suas atividades.
“Não temos nada decidido. Este é um assunto muito complexo e todos precisam ser ouvidos. Os pais serão consultados e também buscaremos todo o amparo jurídico para as decisões que serão tomadas no futuro, sempre em conjunto com todos”, concluiu a prefeita Simone Marquetto.