11 de novembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Empresa de ônibus propõe demissão voluntária aos motoristas

Facebook TwitterWhatsappTelegram
19 FEV 2021

REDAÇÃO

PUBLICIDADE

A empresa Nossa Senhora Aparecida, que opera o transporte público coletivo em Itapetininga, propôs um plano de demissão voluntária aos funcionários. A ideia da empresa é dispensar cerca de 30 motoristas. A informação foi repassada por funcionários da empresa ao Cidade Itapetininga após a Assembleia na subsede do Sindicatos dos Motoristas , na manhã desta sexta-feira (19), no centro de Itapetininga. A proposta, no entanto, não foi aceita pelo sindicato.

“A empresa quer que a gente assine uma demissão voluntária. Já está operando com poucos ônibus e irá diminuir ainda mais os serviços na cidade. Queremos que a prefeitura coloque outra empresa no lugar. A empresa alega que não recebe subsídio e que o transporte na rua não está sendo viável”, diz um motorista, que preferiu não se identificar e que trabalha há mais de 10 anos na empresa.

PUBLICIDADE

Outro motorista que participou da assembleia afirmou que está preocupado com a situação “Eu acredito que a prefeitura é a única que pode nos ajudar neste momento. São muitos empregos que podem ser perdidos”, disse.

O site Cidade Itapetininga apurou que o transporte coletivo está operando com apenas 50% da frota. A empresa, que assumiu os serviços no lugar da Rosa Turismo 2017, também cobra um subsídio da prefeitura para operar.

A reportagem também apurou que a concessionária afirma que é prejudicada pelo serviço de táxi rotativo na cidade. Na opinião da empresa, segundo o site apurou, o serviço configura concorrência desleal.

O advogado do Sindicato dos Motoristas da Região de Sorocaba foi procurado pela reportagem e afirmou que responderá os questionamentos por email.

A empresa Nossa Senhora Aparecida disse que não vai se manifestar no momento.

Taxi rotativo

O futuro do serviço de táxi rotativo será decidido em até 30 dias em Itapetininga. Na última quarta-feira (10) foi realizada uma audiência de conciliação sobre a Ação Civil Pública que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) move contra a Prefeitura de Itapetininga que trata da legalidade do serviço na cidade. O MP considera o serviço ilegal e pede para que a Prefeitura de Itapetininga revogue a permissão dos taxistas que atuam nesse sistema.

Como nenhuma das partes apresentou proposta na audiência, não houve acordo amigável. A audiência foi presidida pelo juiz Aparecido César Machado e contou com a presenças do promotor Dalmir Radicchi, da secretaria municipal de Negócios Jurídicos Karen Graziela Pinheiro Marques e do presidente da Associação dos Permissionários e Condutores de Taxi Autônomos de Itapetininga, Wagner Adilson Ferreira.

Na audiência, o juiz decidiu aprovar o ingresso da Associação dos Permissionários e Condutores de Táxi Autônomos de Itapetininga no processo e concedeu o prazo de 15 dias para que se manifeste sobre o mérito do pedido. O juiz proferirá a sentença se não houver manifestação das outras partes. A tendência é que a decisão ocorra em até 30 dias.

Conforme o promotor, o táxi rotativo causa prejuízo ao transporte público no município, diminuindo investimentos em veículos de transporte coletivo, prejudicando a implementação de novas linhas e de melhorias em pontos de captação. “O que em última análise é prejuízo efetivo ao cidadão e ao consumidor e usuário do transporte público urbano”, afirma.

Relacionadas

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails

Carreta do Museu Catavento fica em Itapetininga até quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carreta itinerante do museu tem experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história — Foto: Divulgação/Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está na cidade...

Ler maisDetails

Estrada do Distrito do Rechã recebe serviço de nivelamento

por Cidade Itapetininga
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. A ação tem como objetivo melhorar...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.