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Jornal Cidade Itapetininga
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Escola rural de Itapetininga ganha sala de leitura, horta, parque infantil e mobiliário voltado para segurança alimentar

Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. (Divulgação)

Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. (Divulgação)

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Um total de 358 crianças moradoras de áreas rurais dos municípios de Itapetininga, Itapeva e Limeira tiveram sua rotina de aprendizado transformada desde que as escolas onde estão matriculadas receberam, neste mês de novembro, novos espaços e equipamentos do projeto Escola Transforma. Realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas, o Escola Transforma atua na promoção de infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.

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Em Itapetininga, com nova sala de leitura, horta e parquinho, os 105 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Sra. Maria Gomes dos Santos, com idades entre 4 e 10 anos, também estão mais motivados e entusiasmados com o cotidiano de descobertas pelos livros e brincadeiras no parquinho, que fazia muita falta nos intervalos.

Entre as melhorias recebidas estão salas de leitura com 400 livros, hortas, parquinhos e mobiliário voltado para segurança alimentar. O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao aprendizado tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos. As necessidades de cada instituição escolar do interior de São Paulo foram identificadas junto à comunidade escolar e com apoio da Secretaria de Educação de cada município.

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Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.

“Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo o que elas representam, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada para mostrar como ações planejadas junto com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. A escola pública brasileira é compromisso de todos e, apenas através dela, podemos construir uma fundação sólida para futuras gerações”, defende Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Em Itapeva, na Escola Municipal Prof. Maria Terezinha Oliveira, onde estão matriculados 188 estudantes, de idades entre 4 e 10, nas séries do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental, a chegada do Escola Transforma vem transformando a rotina das crianças, que estão curtindo as novidades e usufruindo do aprendizado e das brincadeiras nos novos espaços. O projeto entregou para a escola sala de leitura, horta, parquinho e uma geladeira industrial.

Já em Limeira, a falta de espaço para implantar uma nova sala de leitura na EMEIEF Bairro dos Lopes não fez a coordenação do Escola Transforma desistir dos livros. Foi doado para a instituição um acervo de 400 novos exemplares e mobiliário, a exemplo de estantes, para organizá-los em diferentes salas da escola. Seus 64 alunos, com idades de 4 a 10 anos, também ganharam uma nova horta, parquinhos e equipamentos esportivos.

Para o diretor da EMEIEF Bairro dos Lopes, em Limeira, André da Silva Cruz, os livros e equipamentos serão fundamentais para o desenvolvimento das crianças e a nova horta fará toda a diferença por se tratar de uma escola que se encontra na zona rural do estado. “As crianças tiveram oportunidade de brincar com brinquedos novos depois de décadas, melhorando sua segurança. A inauguração foi uma festa enorme, todos receberam uma amostra de como cultivar uma semente, mostrando a importância de termos cuidado com o meio ambiente e que todos, sem exceção, podem cultivar e produzir”, relata.

Na visão de Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da Nutrien, contribuir para o desenvolvimento das escolas rurais é investir no futuro das comunidades onde a empresa atua. “Ao financiar melhorias como salas de leitura, cozinhas, áreas de alimentação, parquinhos e hortas, buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, assegura.

Sobre o Escola Transforma
Em 2024, as entregas do Escola Transforma irão impactar a vivência escolar de 4.900 estudantes brasileiros matriculados em 30 escolas rurais de 12 estados do país. O intuito do projeto é criar um ambiente acolhedor e inspirador a partir de diferentes melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de professores. Com uma abordagem colaborativa, o projeto não apenas cria espaços de aprendizagem, mas também cultiva uma cultura de participação e engajamento.

Desde sua concepção em 2021, sob a execução da Rede Educare e posterior apoio do Instituto Cuidare, o projeto tem superado as expectativas. De 50 escolas previstas para serem beneficiadas em quatro anos, o Escola Transforma chega a 2024 somando 91 escolas atendidas, localizadas em 83 cidades de 12 estados brasileiros, num total de 22.200 estudantes beneficiados.

No total, o Escola Transforma entregou mais de 290 equipamentos e estruturas que contribuem no desenvolvimento pedagógico das instituições. Entre as melhorias entregues, chama atenção o marco de 76 salas de leituras, 77 hortas e 68 parques, além de laboratório de ciências e sala multissensorial, espaço adaptado para crianças atípicas.

Sobre o Instituto Cuidare – O Instituto Cuidare é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2022 e formada por pedagogos, professores, administradores, comunicadores, engenheiros, arquitetos e artistas. São pessoas que acreditam no poder transformador da educação para a regeneração de uma sociedade mais justa e equitativa; que acreditam que a educação é um dos principais instrumentos para a redução da pobreza e das desigualdades sociais; que sabem que a educação é um direito humano fundamental para que cada pessoa possa desenvolver o seu maior potencial.

Para colocar seu propósito em prática, o Instituto Cuidare atua dentro das escolas públicas, porque é um lugar para todos, que reúne toda a comunidade. Trabalha em parceria com outras entidades e organizações para alcançar resultados na formação de estudantes e de professores, e na construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador.

Apesar de uma constituição recente, a sua história começa em 2008, com a Rede Educare, uma produtora cultural, que realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores, promoção da diversidade por meio da implementação de espaços de leitura, exposições e publicações de livros por todo o Brasil. Por entender a dimensão e a importância da educação, nasceu assim o Instituto Cuidare.

Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas

No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas se destaca como uma das maiores plataformas de soluções agrícolas, comprometida em atender os agricultores de forma inclusiva e sustentável. A empresa adota um novo conceito de varejo, oferecendo um portfólio diversificado de produtos, serviços e soluções.
Com cerca de 3 mil colaboradores altamente capacitados, a Nutrien proporciona atendimento presencial e uma logística diferenciada, garantindo uma experiência personalizada e integrada a uma plataforma digital. A relação com os clientes é baseada em soluções integradas, com o objetivo de maximizar a produtividade agrícola, promover práticas ambientais responsáveis e aumentar a rentabilidade e a qualidade de vida no campo.

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