A Esquadrilha da Fumaça, segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, retorna a Itapetininga para uma apresentação especial no dia 21 de abril, domingo, a partir das 16h, no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra, marcando o encerramento da 51ª Expoagro.
A confirmação da atração na cidade foi dada nesta sexta-feira (15) pela deputada Federal, Simone Marquetto, atendendo a uma solicitação do prefeito Jeferson Brun.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira traz, novamente a Itapetininga, os sete aviões A-29 Super Tucano para encantar o público com acrobacias arrojadas e um verdadeiro show de habilidade.
Sobre a Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Seguindo sempre os últimos avanços em sistemas aviônicos, em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público.
Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.
(Fonte: Força Aérea Brasileira)