10 AGO 2020
REDAÇÃO
Os mais de 96 mil inscritos no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado já podem conferir a lista de classificação geral para o segundo semestre de 2020 no site www.vestibularfatec.com.br.
A Fatec Itapetininga – Prof. Antonio Belizandro Barbosa Rezende ofertou 280 vagas para os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Ambiental e Gestão da Produção Industrial.
Também está disponível no site do Vestibular a primeira relação de convocados para matrícula, que deve ser feita remotamente, a partir desta terça-feira (11), por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) – as convocações serão confirmadas por e-mail.
A mudança no procedimento se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado e autoridades sanitárias. Se as vagas não forem preenchidas, os candidatos devem acompanhar a divulgação da segunda chamada, somente no site da Fatec em que pretendem estudar, de acordo com o calendário abaixo:
– 11 e 12 de agosto – Matrícula dos convocados na primeira lista;
– 13 de agosto – Divulgação da segunda lista de convocação;
– 14 de agosto – Matrícula dos convocados na segunda lista.
Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas na segunda chamada, novas listas serão publicadas exclusivamente nos sites das unidades. Cabe ao candidato acompanhar a convocação.
Documentos para matrícula
Para que a matrícula seja efetivada, os convocados para os 81 cursos superiores tecnológicos devem fazer o upload legível dos seguintes documentos:
– Documento de identidade – RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar, cédula de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) dentro da validade;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou documento contendo o número do CPF;
– Foto 3×4 de rosto recente;
– Documento de quitação com o serviço militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino.
* Os aprovados que concluíram o Ensino Médio regular ou integrado devem enviar ainda um dos seguintes documentos:
– Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
– Declaração de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da terceira série do Ensino Médio.
* Candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidades semelhantes devem fazer upload de um dos seguintes documentos:
– Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
– Declaração de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da terceira série.
Convocados que estão cursando o Ensino Médio por meio da EJA ou similares devem fazer o upload de declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem (frente e verso), contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes compatíveis com a segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.
Quem terminou o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve fazer o upload do certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da terceira série.
* Para os aprovados que concluíram o Ensino Médio por estudos equivalentes no exterior, no todo ou em parte, é necessário o upload de todos os seguintes documentos:
– Histórico escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e língua oficial escolar da terceira série do Ensino Médio;
– Parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso).
Documentos em língua estrangeira devem estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
Os beneficiados pelo item “escolaridade pública” do Sistema de Pontuação Acrescida devem fazer upload do histórico escolar ou declaração comprovando que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudaram.