12 jul 2020
Redação
Em mais um fim de semana de muito trabalho e de orientação a consumidores e feirantes, a equipe de prevenção da secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas estiveram na tradicional feira livre da avenida Peixoto Gomide, na área central de Itapetininga na manhã deste domingo (12).
Distribuindo panfletos informativos, aferindo a temperatura e reforçando sempre a ação de conscientização no combate à Covid 19, a mudança de comportamento da população, sobretudo dos consumidores, já pode ser claramente observada com relação ao uso de máscaras de proteção.
Diferente de semanas anteriores em que uma média de 1000 máscaras eram distribuídas a cada domingo, nesta manhã foram entregues 20 equipamentos de proteção, reflexo da adesão em massa da população ao uso das máscaras, que servem como uma barreira na transmissão do vírus.
Embora a máscara esteja presente na grande maioria dos rostos, nem sempre ela é usada da maneira correta. 389 pessoas foram orientadas porque utilizavam a proteção de forma errada, abaixada no queixo ou sem cobrir totalmente o nariz e a boca. Todas tiveram a temperatura medida e nenhuma apresentou alteração.
Já os feirantes continuam dando exemplo de respeito às regras sanitárias e de distanciamento. 130 barracas foram visitadas e em todas havia álcool em gel para os clientes, produtos devidamente embalados, uso de máscaras pelos feirantes e adequações para distanciamento.
“A gente percebe que as pessoas estão usando máscaras e que as barracas estão trabalhando certinho. Recebi um panfleto sobre como cuidar das máscaras de pano e acho muito importante a ação que o pessoal da saúde tem feito aqui na feira”, comentou Clóvis Cardoso ao sair de uma das barracas levando uma sacola de pastéis para a casa.