22 ABR 2021
EVERTON DIAS
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) do Estado de São Paulo prepara a venda de 4 áreas públicas pertencentes ao governo estadual em Itapetininga. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, os imóveis destinados ao Fundo Imobiliário são aqueles que perderam a destinação pública e portanto foram desafetados por lei para alienação.
O primeiro Imóvel da cidade já está aberto para receber propostas no site da Socopa, gestora e administradora do FII, que realizará todo o processo de formalização da venda do imóvel. É uma área de 4, 2 mil m², pertencente à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, localizada na Rua Alfredo Maia, Nº 647, no centro de Itapetininga, ao lado do prédio da Casa da Sementes. O terreno não possui área construída e está desocupado.
Os outros três imóveis de Itapetininga ainda não estão à venda, estão em fase de regularização e avaliação para posterior integralização no Fundo. Um deles pertence ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e fica próximo à interligação das marginais e abrange a área do antigo campo de futebol da equipe Nacional. O terreno possui 20,3 mil m² e não possui área construída. Não será totalmente alienado, pois parte foi doada para a prefeitura para as obras da interligação.
A área da antiga Escola Agrícola, onde está a Etec Professor Edson Galvão, também será colocada à venda. O terreno tem 886 hectares e pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A área construída da Etec, de cerca de 12 mil m², não será vendida, preservando o patrimônio público e o funcionamento da instituição de ensino.
Também será colocado à venda parte da área da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fica na Rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129). A área que será integrada ao fundo para venda possui 139 hectares.
Os imóveis pertencem ao Governo do Estado de São Paulo, portanto são imóveis públicos. Após a integralização desses imóveis, o Fundo passa a ser o proprietário. O Fundo é constituído sob a forma de condomínio fechado, sendo o Estado o único cotista, portando ele integraliza os imóveis e o Fundo distribui ao cotista pelo menos, 95% dos lucros auferidos
Segundo a administradora do fundo, os imóveis são vendidos de forma direta, não há leilão. Os imóveis assim que disponíveis à venda vão estar no site aberto para receber propostas. Os interessados podem encaminhar as propostas a Socopa, como Gestora e Administradora do Fundo, que realizará todo o processo de formalização da venda do imóvel. Os valores das avaliações não vão estar disponíveis a mercado, portanto caso o comprador tenha interesse em melhorar a proposta após ser recusada, terá a possibilidade.
O Fundo de Investimento Imobiliário do Estado de São Paulo conta com um portfólio de 264 imóveis de um estoque de mais de 5 mil, presentes em todas as regiões do Estado. A carteira do fundo é estimada em R$ 1 bilhão. Segundo a administradora, o FII é mais um veículo para desmobilizar as propriedades do Estado sem destinação pública, gerando receitas para os novos investimentos como por exemplo nas áreas de saúde, educação e segurança.
Os interessados devem procurar a Socopa que é responsável pela Gestão dos imóveis, através dos contatos no site https://www.fiisp.com.br/.








