17 FEV 2021
REDAÇÃO
O deputado estadual Edson Giriboni (PV) também se manifestou sobre a decisão do governo estadual de construir um complexo penitenciário em Itapetininga. Ao site Cidade Itapetininga, ele afirmou que não tinha conhecimento sobre o assunto. “Sou contra, mesmo porque Itapetininga já contribui com quatro unidades prisionais. E vamos cobrar isso do governo”, disse Giriboni.
Ele protocolou na tarde desta quarta-feira (17), um ofício ao governador João Doria (PSDB) e pede “o cancelamento desse nefasto projeto para o município de Itapetininga”. “ Há necessidade de investimentos para melhorar nossos indicadores socioeconômicos, bem como, de prepararmos o município e região para a recuperação e adaptação à realidade pós pandemia do coronavirus e, não de novas unidades prisionais”, disse no texto.
Ele também relata que o município já possui unidades prisionais. “Itapetininga já comporta quatro grandes presídios, uma unidade prisional de semiaberto e uma unidade da Fundação CASA), não sendo justo o município ser penalizado com mais esse complexo”, disse.
Giriboni também lembra que o governo estadual cancelou o projeto de instalar outra penitenciária no bairro do Curuça no passado. “Deve se ressaltar que no Governo José Serra, houve também essa intenção, mas, em função da existência dessas quatro unidades prisionais, o bom senso prevaleceu e o projeto na época foi arquivado.
Ele também frisa, no documento, que existe municípios que gostariam de receber unidades prisionais.“A exemplo de alguns já construídos em nossa região e, acredito que no exercício da democracia, poderia se consultar os municípios que desejam contribuir com o sistema prisional do estado”, disse.