Aparelho de última geração é utilizado para cirurgias de patologias intra-abdominais
Cirurgias de patologias intra-abdominais poderão, a partir de hoje (09/08), ser realizadas no Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes com muita modernidade e segurança através do novo aparelho de videolaparoscopia recebido através da Prefeitura Municipal de Itapetininga.
O aparelho ajuda na técnica de cirurgia minimamente invasiva: são feitos pequenos orifícios, de 0,5 a 1,5 cm na pele, por onde são introduzidas pinças de cirurgia específicas e uma mini câmera, sem que haja necessidade do corte tradicional feito com bisturi, permitindo ao cirurgião habilitado a realização de diagnóstico e cirurgias para tratamento de várias doenças intra-abdominais.
“É o que há de mais tecnológico, proporciona mais agilidade nos atendimentos de cirurgias, com maior segurança e precisão. É a técnica recomendada para a maioria das cirurgias eletivas como, por exemplo, a cirurgia de retirada da vesícula”, explica Dr. Jackson Diego Maia Soares, diretor técnico do HLOB.
O benefício para o paciente está na recuperação rápida, menor dor no período pós-operatório, menor risco de infecção hospitalar e menos tempo de internação, além da vantagem estética. O aparelho ficará instalado no Centro Cirúrgico do HLOB. Um importante avanço dentro da área médica pública de Itapetininga!