Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencional foram abertos, em espaço totalmente revitalizado, no Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, a partir de hoje (25/07/2022). A ampliação visa atender o aumento da demanda de pacientes e reforçar a melhora na assistência à população.
A mudança começou quando a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO) assumiu, em 01/07/2022, o HLOB em contrato emergencial. A UTI Respiratória que funcionou durante a pandemia abriu espaço para mais uma UTI convencional, ficando duas alas para Unidade de Terapia Intensiva e totalizando 18 leitos com a possibilidade de mais um leito reserva.
O trabalho de articulação desenvolvido pela ENKYO junto com a Prefeitura Municipal de Itapetininga permitiu a contratação de mais 40 funcionários que irão trabalhar no novo setor, além da compra de novos mobiliários e a reforma do espaço. Tudo isso em tempo recorde de 25 dias de muita dedicação e esforço.
“Buscamos suprir a demanda de forma imediata. Os leitos da nova UTI atenderão as áreas de urgência, emergência e retorno das cirurgias eletivas/urgências. Houve também o aumento de leitos destinados para as novas demandas de cirurgias na enfermaria”, conta Dr. Jackson Diego Maia Soares, diretor técnico do HLOB.
A abertura dos novos leitos de UTI e as mudanças que vem acontecendo é uma esperança para ampliar e melhorar o atendimento na rede pública municipal. “As novas instalações foram montadas com todos os equipamentos necessários, seguindo normas e legislações, para garantir o melhor cuidado e a segurança com o paciente, além de boas condições aos profissionais. Sem a ajuda dos profissionais do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes não teríamos conseguido o grande feito”, finaliza Paulo Saita, diretor-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira.
Sobre a Enkyo
Em 28 de janeiro de 1959, um grupo de 32 representantes da colônia japonesa se uniu para receber e acolher os imigrantes que desembarcavam no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial. Assim, teve início a Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses. Nos anos que se seguiram, para cuidar também da saúde da população, a Associação passou a oferecer assistência médica. Em 1972, a Associação passou a se chamar Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, também conhecida por Enkyo. Hoje, é referência – dentro e fora da comunidade – pela qualidade de seu trabalho tanto na área de assistência social quanto de saúde.









