Aproveitando-se da fragilidade emocional e do momento delicado, é cada vez mais comum criminosos se passarem por médicos ou funcionários de hospitais na tentativa de conseguirem dinheiro de familiares que têm algum parente internado. O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB) informa que casos de golpes a pacientes e acompanhantes estão sendo relatados na cidade.
O familiar responsável recebe uma ligação no celular, de suposto representante ou médico do HLOB, dizendo que para continuar a realizar exames será necessário depositar uma determinada quantia em dinheiro em uma conta indicada.
O HLOB esclarece que não são feitas cobranças por atendimento realizado na instituição. O atendimento é 100% SUS e em
nenhum momento haverá taxas. “Asseguramos ainda que seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados, sendo assim, nenhuma informação sobre estado de saúde é transmitida por telefone”, diz a nota do HLOB.
“Zelamos pela confidencialidade dos dados. Quando é preciso entrar em contato com o familiar, ligamos pelo número oficial do hospital (15) 3275-7800 e solicitamos o familiar presencialmente. O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes se coloca à disposição para qualquer esclarecimento”, informa o comunicado.