A empresa de insumos agrícolas Nutrien vai implantar um novo misturador de fertilizantes em Itapetininga, distante 170 km da capital paulista. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, dia 5, pelas diretoras da companhia que visitaram o prefeito Jeferson Brun. A previsão é que a nova unidade entre em operação em 2024. Com a nova planta de insumos, a multinacional canadense prevê a geração 500 postos de trabalho indiretos na etapa de construção civil. Quando entrar em operação, serão criados entre 200 até 350 empregos após sua conclusão.
Para o prefeito, esse investimento em Itapetininga reforça o desenvolvimento da indústria e do agronegócio do município. “Nossa vocação natural, que é agricultura, tem crescido e diversificado a cada ano. A chegada da Nutrien tem reforçado esse papel no campo. Mas também na cidade, nossa indústria tem expandido e fortalecido. Por isso, o investimento, com a geração de aproximadamente 850 empregos reforça o crescimento de Itapetininga”, disse o prefeito.
O novo misturador terá capacidade para 750 mil toneladas por ano de fertilizantes. O atual processa até 400 mil toneladas anuais e será substituído pela nova planta. Conforme informações apresentadas, a companhia planeja ampliar a capacidade de armazenagem. A futura unidade contará com um laboratório próprio para garantir mais qualidade aos fertilizantes entregues aos clientes, que, segundo a companhia, será um dos mais modernos do País.
No Brasil, a Nutrien não produz fertilizantes. Entretanto, mistura formulações destinadas a atender os clientes de forma mais personalizada. A planta da companhia sediada em Itapetininga – onde a empresa desembarcou no mercado brasileiro – visa reforçar a agricultura do Estado de São Paulo, a mais rica do país. A empresa tem outros três misturadores, em Morrinhos (GO), Cristalina (GO) e Araxá (MG), cada uma para até 200 mil toneladas anuais.
“Itapetininga é um local de extrema importância para a estratégia da Nutrien no Brasil, pois foi onde a história da empresa se iniciou no país. Temos um grande carinho e acreditamos no potencial da região, por isso seguimos com os planos de expansão das nossas operações. Estamos confiantes que este novo misturador trará mais agilidade e eficiência para seguirmos servindo os agricultores da região”, diz o diretor de Supply Chain da Nutrien para a América Latina, Carlos Ricardo Andrade.
No ano passado, a empresa quase triplicou de tamanho no mercado brasileiro e chegou a um faturamento de R$ 8 bilhões. E, no balanço global de 2022, a receita aumentou 37% na mesma comparação, chegando a US$ 38 bilhões. Com 3 mil colaboradores, a Nutrien atua em 13 estados brasileiros. Além dos misturadores, são 130 unidades comerciais, duas estruturas de beneficiamento de soja e uma fábrica de produtos nutricionais.