De janeiro a outubro deste ano, Itapetininga registrou o saldo positivo de abertura de 1.595 novos negócios, de todos os portes e naturezas. Os dados constam no Painel Mapa das Empresas, levantamento produzido pelo Ministério da Economia. Conforme ainda a fonte governamental, a cidade possui 16.403 firmas ativas.
Itapetininga está em primeiro lugar na região Sudoeste Paulista na abertura de empresas. Para o prefeito, a economia de Itapetininga tem crescido em todos os segmentos. “Este número é mais uma comprovação disso. E estamos no caminho certo para o desenvolvimento equilibrado”, destacou o chefe do Executivo.
“São quase 1,6 mil novas empresas que geram renda e protegem as nossas famílias. É um número significativo para dez meses que demonstra a potencialidade da cidade e também toda a capacidade de inovar e trabalhar da população local”, comentou o prefeito Jeferson Brun. No ano, foram abertas 3.037 empresas, sem descontar as que encerraram as portas, conforme o portal.
“É uma prioridade de governo a vinda de novas empresas. Lutamos para não perder nenhum investimento”, afirmou o prefeito. “Nós conferimos o apoio cuidadoso ao empreendedorismo. A cada no empreendimento, os empresários realizaram compras de máquinas, equipamentos, materiais e produtos em Itapetininga. Isso faz o comércio, o avanço do setor de serviços e indústria e sustenta a abertura de postos de empregos”, apontou Brun.
Entre os principais tipos de negócios em atividade econômica na cidade, conforme o Painel Mapa das Empresas, estão: Comércio Varejista de Vestuário com 858 empresas, seguidos por Obras de Alvenaria, com 840 firmas. O pódio é completado pelo segmento de Cabeleireiros e Manicures que registraram 744 unidades. O Painel Mapa de Empresas é um site que reúne dados de todos os municípios brasileiros.
Na sequência estão ainda, em atividade, Lanchonetes (431); Promoção de Venda (413), Comércio Varejista de Mercadorias (381); Serviços Domésticos (337); Fornecimento de Alimentos (334) Transporte Rodoviário de Carga Municipal (324) Transporte Rodoviário Geral (257). “A economia de Itapetininga é diversificada e isso protege contra qualquer eventual crise externa e interna”, afirmou o prefeito.