Com reconhecimento na qualidade de vida, atividade econômica e habitação, Itapetininga foi incluída no ranking entre as Melhores Cidades do Brasil 2022 publicado pela Revista IstoÉ. A análise, feita pela Agência de Classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três, levou em conta indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais dos 5.570 municípios brasileiros apurados no ano anterior. Eles foram classificados num ranking geral e por porte – grande, médio e pequeno.
“A gestão municipal apostou na diversificação da economia. Com uma gestão transparente e sem burocracia”, afirmou o prefeito Jeferson Brun. Somente nestes primeiros 5 meses do ano, Itapetininga gerou 1.901 novas vagas de empregos. Todos os segmentos da economia operaram no positivo, com destaque para Agropecuária, Serviços e Indústria que puxaram a contratação, segundo o Caged. “São mais que números. Cada emprego é a tradução da cidadania e da qualidade de vida”, destacou o prefeito Jeferson Brun.
Itapetininga, que faz parte dos municípios de porte médio, surge em três rankings: qualidade de vida, indicador econômico e habitação. No primeiro item, são apontadores os indicadores sociais como a taxa de analfabetismo e escolaridade, renda, longevidade, taxa de mortalidade, além de avanços na prestação de serviços relacionados à saúde, educação, habitação e responsabilidade social. Neste quesito, Itapetininga ficou em 15º no país e o 7º no Estado de São Paulo.
“Nossas escolas municipais possuem alta nota no IDEB e fortalecemos projetos para corrigir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de todos. Desenvolvemos projetos voltados para os jovens e meio ambiente. Reformamos e ampliamos postos de saúde. Temos um município seguro em que as pessoas podem andar tranquilas de noite pelas ruas. Isso é fundamental para que tenhamos uma cidade com qualidade de vida”, concluiu o prefeito Jeferson Brun.









