A cidade de Itapetininga é o 7º município do Brasil com maior acesso à educação, de acordo com a 5ª edição do estudo desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública – (CLP), divulgado na última quarta-feira (21) .
O ranking 2024 avaliou a eficiência de políticas públicas realizadas em 411 municípios de todo o Brasil, representando as cidades do país com mais de 80 mil habitantes.
Avaliada pelo estudo com nota 56.17 neste perfil, o resultado considerou dados como acesso à educação em tempo integral e taxa de atendimento e matrículas de alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Avanços na educação
De acordo com especialistas na área, os bons resultados na educação alcançados por Itapetininga estão diretamente ligados à elaboração de estratégias e políticas públicas que garantem e facilitam o acesso de crianças e adolescentes a uma aprendizagem de qualidade.
Dados divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que Itapetininga atingiu uma taxa de alfabetização de 96,87%. O percentual é superior à média nacional de 93% e próximo à média do estado de São Paulo, que é de 96,89%.
Itapetininga foi a 5ª cidade mais alfabetizada da sub-região metropolitana de Sorocaba. Com a taxa de 96,87%, a cidade apresentou um aumento em relação a 2010, quando o percentual era de 95,5%.
A taxa de analfabetismo na cidade é de 3,13%, menor que a média nacional de 7% em 2022, indicando que o número de analfabetos no município é inferior à média do país.
Com o compromisso de ampliar ainda mais o acesso à educação de qualidade, Itapetininga tem investido em programas e políticas públicas para o aperfeiçoamento do sistema de ensino municipal.
O DEISA – Departamento de Educação Inclusiva e Suporte ao Ensino e a Aprendizagem promove periodicamente programas de formação para os auxiliares e estagiários que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais, com o intuito de uma escola inclusiva, que favoreça a todos os alunos o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, respeitando e reconhecendo a diversidade e a individualidade dos alunos.
Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a cidade oferece cinco opções de Bibliotecas Municipais descentralizadas, com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos de Itapetininga e da população em geral à leitura.
Na Biblioteca Comunitária “Prof. Domingos Portella” é realizado um dos programas educacionais de maior êxito da Secretaria de Educação com relação à introdução à literatura: o “Tarde de Histórias” que, inclusive, foi tema para reportagens de TV que destacam formas inovadoras e estratégias de sucesso na educação.
A cidade recebeu, em fevereiro deste ano, o prêmio “Município Destaque na Alfabetização”, realizado pela Secretaria Estadual da Educação, em razão do Crescimento da Alfabetização 2023/2024. O reconhecimento do Governo do Estado consolida a responsabilidade do município em oferecer uma educação de excelência.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga este é o resultado de um trabalho que prioriza a atenção à criança, em especial na primeira infância, e de uma grande reformulação pedagógica, com investimentos e valorização profissional, que vem sendo realizada ao longo dos últimos anos.