30 MAR 2021
REDAÇÃO
Os dados da tarde desta terça-feira (30) do Vacivida, plataforma oficial do Governo do Estado de São Paulo, apontam que a cidade de Itapetininga ocupa a 1ª posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes na Região Metropolitana de Sorocaba – RMS que mais vacinaram contra a Covid-19, com relação às doses recebidas e aplicadas.
De acordo com o indicador, Itapetininga recebeu até o momento 23.878 doses da vacina e foram aplicadas 23.146. Com isso, 96,93% das doses da vacina contra o vírus já tiveram destino certo: os braços de moradores que aguardavam ansiosos pelo momento da vacinação.
Quando as estatísticas se referem à vacinação total, o município já imunizou 13,98% de sua população com pelo menos uma das doses do imunizante, índices acima das médias estadual e nacional.
Os números também refletem na imunização da população idosa. Com a antecipação do calendário estadual, Itapetininga imunizou nesta semana moradores com 68 anos de idade. Com esta cobertura, o município vacinou mais de 70% dos idosos.
Para a prefeita Simone Marquetto, que também preside a RMS, os resultados estão diretamente à agilidade na vacinação, agora instalada em dois pontos da cidade.
“A vacina chega e imediatamente destinamos para nossos pontos de vacinação, no Atende Fácil da Prefeitura e no Ginásio Ayrton Senna. Lá as equipes, numa ação multidisciplinar, realizam um trabalho ágil e humanizado”, afirmou.
Sobre os números, a chefe do Executivo, que pessoalmente tem acompanhado as etapas da vacinação, define o significado de cada dose aplicada.
“Cada dose que aplicamos é a esperança que distribuímos. São vidas que estão sendo salvas, pessoas que estavam há um ano aguardando pela vacina. É realmente muito gratificante presenciar este momento”, concluiu Simone, visivelmente emocionada.
Drive Solidário
Durante a vacinação a Prefeitura de Itapetininga também promove o Drive Solidário “Corrente do Bem” que recebe doações voluntárias de alimentos.
Quem for tomar sua dose da vacina pode colaborar doando com um quilo de alimento não perecível. Desde o dia 23 de março, o Fundo Social de Solidariedade recebeu quase duas toneladas de alimentos que estão sendo entregues às famílias de baixa renda do município. Aproximadamente uma tonelada já foi distribuída.








