PUBLICIDADE
20 de dezembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Itapetininga lança Programa PIPA com a contratação de 25 jovens aprendizes

Itapetininga lança Programa PIPA com a contratação de 25 jovens aprendizes
Facebook TwitterWhatsappTelegram

“Que possamos alçar voos através da aprendizagem e dizer não trabalho infantil”.

Com esta mensagem de abertura lida pelo psicólogo e coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Rafael Renato dos Santos, foi lançado nesta sexta-feira (05), o PIPA, Programa de Inclusão Permanente de Adolescentes Aprendizes, uma iniciativa inédita em Itapetininga, que tem como objetivo garantir a inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz.

PUBLICIDADE

Iniciado com a contratação de 25 jovens neste primeiro momento, o grande diferencial do programa está na parceria e engajamento de diversos segmentos da sociedade para a inserção dos adolescentes ao mercado de trabalho, passando pela atuação dos poderes Executivo, Judiciário, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Os adolescentes foram contratados pela empresa JFI Silvicultura. A gestão dos contratos é realizada pelo Instituto Educacional Guarda Mirim de Itapetininga e os jovens serão encaminhados para trabalhar em diversos setores da secretaria Municipal de Promoção Social.

Em uma cerimônia realizada no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, estiveram presentes o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun; o Dr. Gustavo Rizzo Ricardo, Procurador do Trabalho da 15ª Região; o Dr. Alessandro Vianna Vieira de Paula, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Itapetininga; o Dr. José Urubatan Carvalho Vieira, Chefe de Fiscalização Regional e o Auditor-Fiscal do Trabalho; o proprietário da JFI Silvicultura, José Carlos Almeida; a secretária Municipal de Promoção Social, Soraya Giriboni; a secretária Municipal de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Walkyria Tavares; o gerente do Instituto Educacional Guarda Mirim de Itapetininga, Henrique José Albino; além de diversas outras autoridades, empresários e coordenadores de instituições e programas voltados à assistência social.

Em sua fala, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun destacou a importância de ações conjuntas e relembrou a ex-prefeita, Simone Marquetto, gestão em que o então, projeto, começou a ser desenvolvido.

“Esta iniciativa só foi possível graças ao comprometimento do Poder Judiciário, da Sociedade Civil, da iniciativa privada, da Secretaria de Promoção Social e da força de vontade destes jovens que têm um futuro brilhante pela frente! Nossa gratidão, também, à nossa eterna prefeita, Simone Marquetto, que deu início a este sonho, ao Dr. Gustavo Rizzo e todos do Poder Judiciário, ao Rafael pela dedicação, ao José Carlos da JFI por acreditar nesta iniciativa, à Guarda Mirim, à nossa secretária Soraya e a todos que tornaram realidade este grande sonho! Parabéns jovens! Voem muito alto! Este é só o início”, concluiu, sendo aplaudido pelas dezenas de pessoas que prestigiaram a cerimônia.

Ao término da solenidade, foi feita a assinatura do contrato de parceria entre a Prefeitura de Itapetininga, a JFI Silvicultura e o Instituto Educacional Guarda Mirim Itapetininga.

Sobre o PIPA

O Programa de Inclusão Permanente de Adolescentes Aprendizes (PIPA) é uma iniciativa conjunta de diferentes atores (do Poder Público, do Sistema de Justiça, da Sociedade Civil e da Iniciativa Privada) preocupados com a questão da garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial, daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.

Trata-se de mais um instrumento de redução das vulnerabilidades e oferta de oportunidades para que adolescentes e jovens possam romper com o ciclo de exclusão social, pobreza e estigmatização.

O PIPA tem como objetivo a inclusão permanente de adolescentes no Programa Jovem Aprendiz através da cota social, um dispositivo legal criado para garantir que as empresas cumpram a cota de aprendizes contemplando aqueles e aquelas que mais necessitam de contratação.

Com esta iniciativa, a expectativa é ultrapassar os obstáculos frequentemente enfrentados pelos adolescentes em situação de vulnerabilidade quando buscam por uma oportunidade de trabalho. Em geral, as atividades de trabalho oferecidas para eles são precárias, perigosas e desprotegidas como aquelas relacionadas ao tráfico de drogas, ao trabalho informal na coleta de recicláveis, no trabalho doméstico, na panfletagem, na roça, entre outras tantas atividades que configuram as piores formas de trabalho infantil.

Foi para combater estas situações que o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolveram a inclusão produtiva de adolescentes e jovens como forma de garantir a proteção e o direito a um trabalho seguro e protegido.

O PIPA é fruto de uma articulação que tem sido desenvolvida desde setembro de 2021 entre o Ministério Público do Trabalho; a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Itapetininga; o Ministério do Trabalho de Itapetininga, bem como pelos órgãos da administração pública municipal como a Secretaria de Promoção Social e o Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A participação ativa do Instituto Educacional Guarda Mirim de Itapetininga também tem sido muito importante neste processo.

Relacionadas

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails

Carreta do Museu Catavento fica em Itapetininga até quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carreta itinerante do museu tem experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história — Foto: Divulgação/Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está na cidade...

Ler maisDetails

Estrada do Distrito do Rechã recebe serviço de nivelamento

por Cidade Itapetininga
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga realizou nesta semana o nivelamento em estrada do Distrito do Rechã. A ação tem como objetivo melhorar...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.