Uma cerimônia repleta de momentos de muita emoção marcou a Abertura Oficial dos 66º Jogos Regionais da 8ª Região, com sede em Itapetininga, na noite desta quarta-feira (17).
O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, na vila Barth, e reuniu as delegações dos 50 municípios participantes em uma celebração que lotou as arquibancadas do centro esportivo.
A festa contou com a presença do prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun; do secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Reginaldo Mendes da Costa; de representantes do Estado; secretários municipais e vereadores, além de prefeitos e autoridades de toda a região.
O desfile das delegações reuniu em quadra representantes das 50 cidades que integram a competição tendo, em seu encerramento e como grande destaque, a entrada dos 263 atletas da equipe de Itapetininga que disputam os jogos.
Itapetininga marca presença nestes jogos em 19 modalidades, sendo: atletismo, badminton, ciclismo, damas, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, xadrez, basquete, bocha, futebol, futsal, malha, tênis, tênis de mesa, handebol, vôlei e vôlei de praia.
Há ainda outras modalidades presentes nos jogos: futevôlei, beach tênis, taekwondo, ginástica artística, capoeira e biribol.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a condução do fogo simbólico pelo treinador de basquete itapetiningano multicampeão e ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina, José Neto.
Após percorrer toda a quadra, visivelmente emocionado, “Zé Neto” passou a chama simbólica para a revelação itapetiningana do Sumô e Judô, Paulo César Freitas de Oliveira Júnior, de apenas 19 anos, que já venceu o Campeonato Brasileiro de Sumô quatro vezes e obteve a primeira colocação no Sul-Americano deste ano, entre diversas outras conquistas também no Judô.
Após o juramento do atleta, feito pela jogadora itapetiningana de voleibol Giovana Moreira da Silva, que iniciou sua trajetória na Escolinha Municipal de Esportes e que, atualmente, acumula títulos e conquistas regionais.
O encerramento da solenidade contou com as apresentações culturais de grupos de Itapetininga de dança tropeira, taikô e com um show da banda itapetiningana de rock Whisper.
As competições dos 66º Jogos Regionais seguem até o dia 27 de julho.
Jogos Regionais em Itapetininga
Esta é a quarta vez que o município sedia os jogos. As outras ocasiões foram em 1982 (na inauguração do atual Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva), em 2006 e 2011.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, com a chegada das 50 delegações, incluindo aproximadamente 10 mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e equipes de apoio, a expectativa é de que toda a cadeia do produtiva do município seja impulsionada pelos próximos 10 dias, aquecendo principalmente os setores de comércio e de serviços.
Paralelamente, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria de Educação, além do apoio de todas as outras pastas, disponibiliza toda a estrutura necessária para que as delegações também sejam alojadas em escolas municipais e para que as competições sejam realizadas em ginásios, centros esportivos e áreas públicas municipais, afim de promover a plena integração entre os atletas e contribuir para um alto desempenho nas disputas.
Os boletins com os resultados das disputas serão disponibilizados pela Secretaria Estadual de Esporte e enviados à imprensa por meio da Secretaria de Comunicação de Itapetininga.
Confira a lista das 50 cidades participantes:
1 – Alambari
2 – Alumínio
3 – Angatuba
4 – Araçoiaba da Serra
5 – Avaré
6 – Boituva
7 – Buri
8 – Cajati
9 – Campina do Monte Alegre
10 – Campo Limpo Paulista
11 – Capão Bonito
12 – Capela do Alto
13 – Cerquilho
14 – Iguape
15 – Ilha Comprida
16 – Iperó
17 – Itaberá
18 – Itaí
19 – Itapetininga
20 – Itapeva
21 – Itapevi
22 – Itararé
23 – Itariri
24 – Itu
25 – Itupeva
26 – Jundiaí
27 – Juquiá
28 – Laranjal Paulista
29 – Louveira
30 – Nova Campina
31 – Paranapanema
32 – Pariquera-Açu
33 – Pedro de Toledo
34 – Piedade
35 – Pilar do Sul
36 – Porangaba
37 – Porto Feliz
38 – Quadra
39 – Rafard
40 – Registro
41 – Salto
42 – Salto de Pirapora
43 – Santana de Parnaíba
44 – São Miguel Arcanjo
45 – São Roque
46 – Sete Barras
47 – Sorocaba
48 – Tatuí
49 – Tietê
50 – Votorantim