Itapetininga será, novamente, a sede da 4ª Rota dos Muladeiros, um evento aberto ao público que resgata a tradição e as vivências do tropeirismo, movimento responsável para formação de muitos municípios da região, inclusive Itapetininga. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal.
As comitivas se concentram no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra” nesta sexta-feira (21) com a chegada das comitivas às 12h e início do leilão de muares a partir das 19h30.
De acordo com os organizadores, a expectativa é de mais de 150 cidades estejam representadas com suas comitivas. A festa reúne, ainda, aproximadamente 1.000 animais, criadores, proprietários e amantes do tropeirismo.
No sábado, dia 22, a programação traz a Abertura Oficial da 4ª Rota dos Muladeiros, com café da manhã a partir das 7h, Hasteamento das Bandeiras com a presença de diversas autoridades, às 9h, benção aos cavaleiros e saída da 4ª Rota dos Muladeiros. Serão aproximadamente 22 quilômetros percorridos pelas tropas, em estradas da área rural de Itapetininga, resgatando as tradições tropeiras. A chegada ao Recinto de Exposições está prevista para às 14h. O retorno das comitivas dá sequência às atividades com muita moda de viola e a tradicional Queima do Alho.
O evento será aberto ao público com praça de alimentação com bebidas, comidas típicas, como o tradicional “Costelão de Chão”, apresentações de rodas de viola e venda de utensílios da cultura tropeira. A entrada é gratuita.
No domingo, dia 23, a programação traz, às 9h, o início das provas de muares na pista de laço, também com muita música e comidas típicas para as famílias presentes.
Rota dos Muladeiros
A Rota dos Muladeiros se consolidou como o maior encontro de muladeiros do estado de São Paulo e é uma oportunidade para os tropeiros fortalecerem seus laços de amizade, companheirismo, expor suas tropas e enaltecer as raízes culturais de nossa história.
Tradicionalmente, Itapetininga tem sido um ponto de passagem para comitivas tropeiras, consolidando-se como um importante eixo da cultura dos muares. Nesse contexto, a “Rota dos Muladeiros” surgiu como um evento voltado à valorização dessa tradição, reunindo apaixonados por mulas e burros em um encontro que fortalece a identidade tropeira. Com a definição de rotas e trajetos específicos, a iniciativa rapidamente ganhou destaque e se tornou uma referência no cenário nacional.
Já em seu ano inaugural, o evento contou com a participação de mais de 1.200 animais, entre mulas e burros, e atraiu representantes de mais de 80 cidades do estado de São Paulo. Com o crescimento e a consolidação da iniciativa, a “Rota dos Muladeiros” expandiu seu alcance e, atualmente, reúne participantes de quatro estados brasileiros e mais de 150 cidades, conquistando reconhecimento até mesmo em âmbito internacional.
A “Rota dos Muladeiros” se destaca por sua valorização da cultura tropeira e pela exaltação dos muares, que desempenharam papel fundamental na formação de diversas cidades brasileiras. Um exemplo disso é Itapetininga, que possui uma forte ligação histórica com os tropeiros, evidenciada por narrativas como a lenda da “Besta Ruana”.
O evento mantém um caráter familiar, promovendo o fortalecimento dos laços de amizade entre os participantes, incentivando a preservação da tradição tropeira e projetando o nome de Itapetininga em nível nacional e internacional.
Com iniciativa da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga, apoio da Prefeitura de Itapetininga e participação de dezenas de comitivas, o evento é uma iniciativa de uma comissão organizadora composta por Paulo Vieira, Presidente da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga; Leandro Morango; Guto Ruivo; Tertulhiano Gago; Adriano; Ezequiel; Geovani e Donizete, além de apoiadores que se dedicam ao resgate da cultura tropeira.
SERVIÇO:
4ª Rota dos Muladeiros
Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”
Dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo) – entrada gratuita
Com praça de alimentação, rodas de viola e venda de artigos tropeiros
Dia 21 (sexta-feira)
Recepção dos Muladeiros
19h30 – Início do tradicional Leilão de Muares
Dia 22 (sábado)
Abertura Oficial e saída para 4ª Rota dos Muladeiros
07h – Café da manhã
09h – Hasteamento das bandeiras e Benção
– Saída para a 4ª Rota dos Muladeiros (percurso de 23 km)
A partir das 14h
– Retorno das Comitivas ao Recinto de Exposições
– Roda de Viola
Dia 23 (domingo)
09h – Início das provas de muares na pista de laço