A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB), foi anfitriã em uma reunião de trabalho realizada na manhã desta quarta-feira (23) em Itapetininga pela Secretaria de Logística e Transportes do Estado que discutiu a retomada das atividades das ferrovias paulistas e recuperação do transporte de cargas por trens em São Paulo.
A proposta, apresentada pelo coordenador do Grupo de Ferrovias do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Alberto Fioravante, conta com um mapeamento técnico completo da malha ferroviária do Estado e um Plano Estratégico com instalação de um Terminal Intermodal na região de Itapetininga.
Como diferencial, a retomada das atividades das ferrovias passa exploração das linhas férreas pela iniciativa privada, graças à aprovação de uma Lei Federal que permite a exploração de serviços de deslocamento pelas estradas de ferro, em vez do uso de concessão, com contratos que podem durar de 25 até 99 anos, prorrogáveis.
Desde o início dos estudos para a retomada, a prefeita Simone Marquetto vem acompanhando junto ao Governo do Estado os desdobramentos para que a proposta e agora, como projeto de lei, sejam aprovados na Assembleia Legislativa de São Paulo.
“Todo mundo fala ferrovia, mas esta moça guerreira foi atrás. A ferrovia poderá ser utilizada por aqueles que tiverem a capacidade técnica. Essa proposta garante uma distribuição melhor do PIB e mais mobilidade. O trem faz parte da mobilidade hoje”, explica. Fioravante, que atua diretamente com o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Itapetininga é estrategicamente localizada no Estado pelos ramais férreos existentes e escoamento de produção em larga escala, e com isso, teria em sua região a instalação de um Terminal Intermodal, movimentando o setor econômico, impulsionando o desenvolvimento regional e impactando diretamente na geração de empregos, sem interferir em outros setores de mobilidade.
O município também tem um grande envolvimento histórico com as ferrovias. A Estrada de Ferro Sorocabana, um patrimônio cultural da cidade, foi retratado com riqueza de detalhes pela obra “O Legado da Estrada de Ferro Sorocabana em Itapetininga” do escritor e pesquisador Igor Matheus Santana Chaves que, durante a reunião, entregou exemplares de seu livro à prefeita Simone e ao coordenador do Grupo de Ferrovias do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Alberto Fioravante.
Como primeiro resultado concreto do encontro de trabalho, foi proposta pela prefeita Simone, a criação de um Núcleo de Trabalho envolvendo representantes de todas as cidades e grupos empresariais que participaram da reunião.
“Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Vamos formar um grupo de trabalho. Nós temos muito interesse na retomada das ferrovias da nossa região. Isso alavanca a economia, gera emprego, movimenta o turismo. Precisamos nos unir. Itapetininga está de portas abertas. Este é um passo que vai fazer a diferença para nossa região”, enfatizou Simone, enquanto grupos empresariais sinalizavam interesse em conhecer mais e aderir à nova modalidade para retomada.
Além da prefeita Simone Marquetto, estiveram presentes entre as autoridades de Itapetininga, o vice-Prefeito, Jeferson Brun; os secretários municipais, Hugo Pieruzzi, do Meio Ambiente; de Governo, Carlos Eduardo Pagioro; de Obras, Arivaldo de Albuquerque, além dos vereadores Catarina Nanini, Nino, Gê de Araújo, Dudu Franco e Marcos Nanini.
Também prestigiaram o encontro o deputado Edson Giriboni; os prefeitos de Iperó, Leonardo Roberto Folim; Itapeva, Mário Sérgio Tassinari; Campina do Monte Alegre, Tiago do Zé do Dito; representantes das cidades de Ribeirão Grande, Ribeirão Branco e Itararé; o diretor Regional do Sindicato dos Ferroviários, Reinaldo Martins dos Santos; o diretor Presidente da Transfesa, Luiz Antonio Sola; o engenheiro José Antonio Saad, DER-DR2, o escritor e pesquisador, Igor Matheus Santana Chaves e representantes de grupos empresariais.








