Itapetininga obteve o 3º lugar no Estado de São Paulo nos indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde utilizado como parâmetro para o financiamento de ações na área de Atenção Básica. Entre as cidades de 100 mil e 500 mil habitantes, o Índice Sintético Final (ISF) da cidade foi de 8,11, numa escala de zero a 10.
Os dados são referentes ao segundo semestre de 2022 e apontam sete indicadores relacionados à gestantes, mulher, criança, saúde bucal, doenças crônicas, como hipertensão e diabetes e, por fim, sífilis. Na Região Metropolitana de Sorocaba, Itapetininga também ocupa lugar de destaque, com a primeira colocação, conforme ainda o órgão federal.
O avanço, conforme o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, decorre da gestão municipal manter “uma forte rede de promoção e prevenção da saúde na Atenção Primária de Saúde”. Na prática, o município receberá do Ministério da Saúde um maior repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa. Confira no site https://sisaps.saude.gov.br/painelsaps/isf
De acordo com os indicadores, a rede básica de saúde de Itapetininga está em 3º lugar na na proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções e Poliomielite inativada. Na atenção às gestantes, a cidade está em 2º lugar em São Paulo. Neste serviço, o Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas no mínimo seis consultas durante o pré-natal.
“Além de reformas, ampliações e construções nas unidades que trouxeram conforto para usuários e melhor espaço para servidores, também informatizamos os prontuários. As redes básicas estão mais fortes. O que demonstra que estamos no caminho certo. O ranking do Ministério da Saúde comprova que o trabalho da gestão municipal e do funcionalismo está surtindo efeito”, destacou Brun.
O Programa
O Previne Brasil, instituído em 2019, alterou formas de transferências financeiras para os municípios, que passaram a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, incentivo para ações estratégicas, incentivo financeiro com base em critério populacional e pagamento por desempenho. Este último, no caso, se refere ao Previne Brasil.