Por Edmundo Nogueira
Fundada há dois anos, a AgriAcordo é um mercado eletrônico de comercialização de insumos agrícolas, exclusivo para atender as empresas do agro, trabalhando no atacado com revendas, cooperativas e indústrias que a utilizam para comercializar seus insumos (defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes). Por ser uma plataforma digital atua hoje em quase todas as regiões do Brasil, tendo mais de 500 empresas cadastradas, sem contar as filiais, que utilizam a plataforma para reduzir os custos de comercialização, além de ampliar sua área de atuação.
Os negócios entre as empresas do agro acontecem de uma forma muito simples: por intermédio da plataforma de E-commerce desenvolvida pela AgriAcordo, as empresas fornecedoras cadastradas publicam os seus produtos para que os produtores e demais empresas do agronegócio possam comparar preços e logística no sentido de ampliar suas possibilidades de ofertas.
A inciativa de criar a Start Up foi dos economistas argentinos Gabriel Vidal e Nicolás Peire.
Gabriel vem de uma família ligada ao agronegócio, seu primeiro trabalho foi na empresa do pai na cidade de Rosario, a revenda de insumos agrícolas “Héctor Vidal y Asoc” , onde trabalham a mãe e o irmão. Trabalhou em outras empresas do ramo até 2016, quando juntamente com Nicolás criou e investiu num market place B2B de insumos para o agro, aproveitando o conhecimento académico e a experiencia que os dois economistas tinham no setor.
Segundo Gabriel foi excelente a recepção do mercado brasileiro a proposta da plataforma. “Conseguimos fechar nossas primeiras operações depois de um mês, e isso foi muito importante, pois validamos o modelo de negóciosrapidamente. Hoje temos cadastradas na nossa plataforma digital quase 10% das empresas do segmento no Brasil” afirma o executivo da AgriAcordo. Ele ressalta que os resultados foram muito bons já no início e a empresa pretende crescer muito mais.”Temos uma ferramenta que é de muita utilidade pra o setor e podemos conseguir que muito mais empresas operem na nossa plataforma. Na Argentina mais do 50% das empresas totais do país jáestão operando no nosso market place e queremos atingir o mesmo no Brasil” diz Gabriel
“A digitalizaçao do agro brasileiro é uma realidade. É um processo que vai se acelerar pra os próximos anos” concluí Gabriel Vidal da AgriAcordo.





