02 SET 2020
REDAÇÃO
Os números de acidentes em Itapetininga continuam em queda. Os dados são do Infosiga, programa do governo estadual que mapeia as ocorrências nas vias públicas municipais e estaduais. Nos atropelamentos e colisões que resultaram em perdas de vida, a redução foi de 22% se compararmos os sete primeiros meses deste ano, com 11 registros de acidentes fatais, contra 14 no mesmo período do ano passado.
No total, conforme o Infosiga, foram envolvidos nove veículos em acidentes neste tipo de ocorrência, sendo sete automóveis e dois caminhões. A terça-feira e o horário entre 18h e 20h são o período de maior incidência, apontou o levantamento estatístico. A faixa etária mais atingida foi de homens entre 25 e 39 anos. De acordo ainda com os dados, seis acidentes foram em rodovias e cinco em vias municipais.
Isoladamente, o número de acidentes fatais caiu de três em julho de 2019, para dois em idêntico período deste ano. Para prevenir acidentes em vias urbanas, a secretaria de Trânsito de Itapetininga, tem promovido intervenções de engenharia e modernização do sistema viário municipal, com a instalação de faixas elevadas em pontos de maior fluxo de pedestres, colocação de semáforos sonoros, com acionamento automático e com total acessibilidade e implantação de gradis de segurança para disciplinar a travessia segura de pedestres em áreas com grande circulação de veículos.
O Programa Respeito à Vida e promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa. Todos os recursos são provenientes de multas do Detran-SP e atualmente o projeto beneficia 96% da população.
Acidentes não fatais
No acumulado do ano, o número de acidentes não fatais caiu aproximadamente 20% ao baixar de 524 para 421 acidentes não fatais em Itapetininga. O dia da semana com maior ocorrência é sexta-feira e também entre 18h e 20h. No acumulado de janeiro a julho deste ano, a cidade registrou 60 acidentes sem vítimas fatais em julho. Uma queda de 1% em relação ao mesmo mês do ano passado quando foi registrado 62.
Estado de São Paulo
Em julho no Estado de São Paulo, foram registrados 402 óbitos em vias urbanas e rodovias, o que representa uma queda de 16,6% na comparação o mesmo período de 2019 (482 ocorrências), segundo o governo estadual. No ano, a redução é de 11,4% nas fatalidades (2.726 contra 3.078 nos primeiros sete meses de 2019). Acidentes com vítimas tiveram redução de 6% em julho (14,1 mil ocorrências contra 15,1 mil). Pedestres formam o grupo com a maior queda no número de óbitos.