O deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Maurício Neves, solicitou nesta última semana na Câmara dos Deputados, informações do Ministério da Saúde sobra a falta de insulina que vem ocorrendo nas Prefeituras do Estado de São Paulo e cobrou providências urgentes por meio de ofício enviado à Ministra Nísia Lima.
No documento enviado ao Ministério da Saúde, Maurício Neves ressaltou que o medicamento é “vital” para os pacientes diabéticos, e considerou a situação preocupante. “É preocupante, pois, na medida em que há portadores de diabetes que dependem da insulina para sobreviver e, por conta disso, não pode ficar um dia sequer sem essa medicação”, colocou.
O parlamentar do Progressistas apontou ainda como solução a compra emergencial por parte do Ministério da Saúde para o abastecimento do medicamento nos Estados e principalmente, nas Prefeituras de São Paulo e também de todo país. “Recebemos questionamentos e observamos diversas reportagens sobre a falta de insulina em diversas regiões e cidades do país e por isso, a compra emergencial é a solução mais rápida nesse momento”, sugeriu.
Maurício Neves explicou ainda que a compra emergencial se enquadra nas questões legais de compras públicas devido a ausência de propostas nos últimos dois pregões realizados pelo Ministério da Saúde para a compra de insulina, e que ocorreram em agosto e janeiro de 2023.