O Mercado Livre está com um centro de distribuição de mercadorias em pleno funcionamento em Itapetininga. A nova unidade atende toda a região e espera acelerar ainda mais as entregas aos consumidores. O novo centro deverá ajudar ainda mais a consolidar a liderança da companhia que é considerada a maior e-commerce da América Latina.
A multinacional, de origem Argentina, instalou uma unidade na antiga garagem da Viação Cometa, às margens da rodovia Raposo Tavares. A perspectiva é de funcionamento 24 horas por dia, com incremento de 200 empregos diretos e indiretos. O número de usuários únicos ativos da empresa alcança 78,7 milhões e está presente em 18 países.
“Houve uma mudança estrutural de hábito e o mercado mudou de patamar. O comportamento dos consumidores não deve voltar ao que era antes da pandemia”, afirma o gerente nacional para o Brasil do Mercado Livre. Com valor equivalente a US$ 92 bilhões é a mais valiosa da América Latina, conforme a Bolsa de Valores de São Paulo em setembro pelo Jornal Folha de São Paulo.
A empresa procura se adequar ao perfil de consumo de cada público, de cada local. Segundo a direção, a maior parte dos consumidores da Argentina e México tem a cultura de retirar pacotes nas agências dos correios e pontos de coleta são mais evidentes. Já aqui no Brasil, predominantemente prefere-se o frete e a entrega na porta de casa. Por isso, conforme a direção da companhia, antes de lançar qualquer solução, o Mercado Livre procura adequá-la ao perfil de consumo daquele público específico.
Atualmente, 12 milhões de vendedores usam a plataforma do Mercado Livre para suas vendas; centenas de milhares utilizam sua malha logística; e mais de 10 mil têm pelo menos uma peça armazenada nos CDs do tipo full.
No segundo trimestre deste ano, a malha logística do Mercado Livre foi utilizada em 86% das entregas da companhia, somando 230,5 milhões de itens enviados.
A empresa conta com uma frota de 51 carros elétricos, 260 caminhões, 10 mil vans, 4 aviões e 8 carretas movidas a gás.
BALANÇO
No segundo trimestre de 2021, o Mercado Envios enviou mais de 230,5 milhões de itens, um aumento de 46,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, a penetração da rede logística encerrou o segundo trimestre com 86% do total das entregas no período. Em uma base consolidada, o serviço Fullfilment de Mercado Envios já atingiu 29% de penetração no Brasil, versus 27% dos três primeiros meses de 2021.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 75,9 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 29 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 62,1 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.
Informações sobre vagas no Mercado Livre podem ser encontradas no site da companhia ( https://careers-meli.mercadolibre.com/pt).








