25 FEV 2021
GABRIELA COUTO
Uma mulher de 27 anos foi presa em flagrante por maus-tratos a animais no bairro Gramado I, em Itapetininga, na quarta-feira (24). A prisão ocorreu após uma denúncia e foi acompanhada pela União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) de Itapetininga. Ela passa por audiência de custódia nesta quinta-feira (25) e deve responder em liberdade.
Segundo a UIPA, na residência foram encontrados dois cães da raça pitbull em situações precárias de maus-tratos. Os cachorros estavam sem ração e água limpa e apresentavam ferimentos nas patas e nas cabeças.
Os animais foram resgatados e encaminhados para uma clínica veterinária, onde foram examinados e medicados. O laudo veterinário constatou que ambos estão abaixo do peso, infestados de pulgas e com a doença do carrapato.
A fêmea, que foi rebatizada pela UIPA de Zaya, recebeu alta e foi encaminhada para o canil da ONG. Já o Zeus, nome dado ao macho, ficará internado por mais tempo para realização de outros exames. Eles ficarão sob os cuidados da UIPA e estarão disponíveis para adoção assim que se recuperarem.
Quem maltratar animais poderá ser preso, com pena de dois a cinco anos de reclusão, e ainda pagar multa