O “Espaço Saúde”, abrange uma região que inclui, além do Bairro Pinheiros II, a vila Arruda e adjacências.
No entorno do prédio já foi instalada a calçada com acessibilidade e, dando sequência à terraplenagem e fundações, a estrutura em alvenaria começa a ocupar o espaço que contará com uma área construída de 251 m², em um investimento total de mais de r$ 1 milhão, pactuados entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura.
O projeto da unidade conta com três consultórios médicos, farmácia, salas de vacina, procedimentos, telemedicina e reuniões, recepção e triagem, almoxarifado, além de banheiros independentes com acessibilidade para usuários e funcionários.
A nova unidade de saúde faz parte do pacote de melhorias na infraestrutura da saúde no município e também se inclui ao projeto de fortalecimento da rede de atenção básica do município, que já vem sendo desenvolvido pela prefeitura.
Além dos bairros Chapadinha e Jardim Fogaça que contam com novas unidades de saúde, foram revitalizados outros sete postos. A cidade também conta com importantes reforços à saúde municipal como o Posto Municipal de Coleta de Sangue, o Centro Municipal de Referência TEA e a Casa de Apoio ao Cidadão Itapetiningano em Itapeva, para pacientes de Itapetininga em tratamento no hospital daquele município.
Unidades de saúde que passaram por revitalização:
- Posto de Atendimento à Saúde – Bairro Rio Acima;
- UBS Dr. Cid de Mello Almada – Vila Rio Branco;
- UBS Dr. Tuyoshi Honma – Jardim Mesquita;
- UBS Joaquim Correa de Lara Filho – Vila Nova Itapetininga;
- USF Aurora dos Santos Leme – Distrito da Varginha;
- USF Dr. Edgar Pinto Vallada – Distrito do Gramadinho;
- PAS Bairro Pinheiro Alto (unidade volante).