22 SET 2020
REDAÇÃO
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data foi criada para celebrar a chegada da primavera mas, este ano, traz o cenário alarmante visto nas florestas brasileiras. Para ressaltar a importância da preservação ambiental e do combate ao desmatamento, foi realizado um plantio de mudas na Lagoa da Chapadinha na última segunda-feira (21). As mudas foram doadas pela rádio Jovem Pan Itapetininga.
Participaram do plantio o professor Carlos Poranga e o morador do bairro Celso de Oliveira, atuantes na área ambiental. “Foi um ato simbólico para chamar a atenção da população. Estamos no inicio da primavera e temporada de chuva, período ideal para o plantio em nossa região”, afirma o professor Poranga.

Segundo ele, faltam árvores em Itapetininga. “Na zona rural tomou conta o agonegócio, numa área extensa de floresta. Derrubam as árvores, matas ciliares e remanescentes da mata atlântica”, disse o professor.
Na lagoa da Chapadinha, foram plantadas as espécies sibipiruna, angicos, araçás, muntingia calabura, sangra d’água, entre outras. “É uma área muito bonita da cidade que também faltam árvores, há muito espaços para plantio”, concluiu.
Segundo o professor, a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra pois aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.