O Dia da Árvore em Itapetininga, celebrado neste 21 de setembro, foi marcado pelo plantio de 50 mudas de espécies como Resedás branco e rosa, Ipês Amarelos e Coqueiros, na Praça dos Três Poderes, nas proximidades do Mirante, no Jardim Marabá.
A data comemorativa teve a presença da prefeita de Itapetininga e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Simone Marquetto, além de aproximadamente 80 alunos e professores, da escola municipal EMEF “Loide Lara” e da unidade escolar estadual EE. “Maria de Lurdes Barreiro Carvalho”.
Técnicos da secretaria de Meio Ambiente, acompanhados pelo gestor da pasta, Eder Costa, e dos secretários municipais de Administração e Planejamento e de Obras, José Carlos Damião e Ado Albuquerque, juntamente com a equipe da secretaria de Educação, também prestigiaram o ato simbólico.
Antes do plantio da primeira árvore, as crianças dos 5º anos A, B e C da Escola Municipal “Loide Lara” puderam conversar sobre as atividades realizadas na escola com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente e ouviram atentamente as explicações da prefeita Simone sobre a importância de se despertar a consciência ambiental desde cedo nas escolas.
“A conscientização das crianças é muito importante nesse processo e por isso, nossas escolas discutem esse tema, com atividades e acesso a programas de educação ambiental. O Pé no Mato, Pé na Mata, é um exemplo, onde eles podem visitar uma estação ambiental, fazer trilhas, ter contato com a natureza e, com o acompanhamento de monitores, conhecer mais sobre nossa fauna e flora, além de terem orientações sobre o descarte correto do lixo e o papel fundamental que cada um de nós temos no cuidado com o meio ambiente”, destacou Simone.
A Ana Carolina, aluna de 10 anos do 5ºA da EMEF “Loide Lara” que literalmente “colocou as mãos na terra” durante o plantio, aprovou a iniciativa, elogiou o trabalho na área feito pela prefeita Simone e comentou que em sua escola atividades relacionadas ao meio ambiente já são desenvolvidas com a ajuda da professora Romilda Gonçalves.
“Esta ação foi muito boa. As árvores nos dão o ar puro, a vida, e estar aqui é um passo à frente. Na nossa escola estamos fazendo coleta de tampinhas e é muito legal participar. Adorei o plantio aqui. A prefeita arrasou”, disse a menina entusiasmada após participar do plantio de um Ipê Amarelo.
“A gente trabalha sobre este tema desde o início. As crianças entenderam que nós fazemos parte do meio ambiente e o que é realmente o meio ambiente. Agora eles sabem que eles mesmos fazem parte desse processo”, complementou a professora Romilda Gonçalves.
Itapetininga: uma cidade verde
Itapetininga tem investido na revitalização, podas preventivas, no plantio de mudas e em programas de paisagismo e recuperação de espaço públicos. A iniciativa faz parte de um trabalho integrado que alia sustentabilidade ambiental à renovação do aspecto urbanístico do município, valorizando a cidade como atrativo regional ao turismo a novos investimentos.
Desde 2017, mais de 12 mil novas mudas das mais diferentes espécies foram plantadas na cidade. Árvores nativas e frutíferas foram espalhadas, tanto na área central como nos bairros, dando destaque ao cenário de projetos ambientais e sociais com a arborização de trechos das margens do Rio Itapetininga, Parque Ecológico Regina Freire, Estações Primeira Infância, além de diversos espaços públicos. Aliás, às margens do Rio Itapetininga, aproximadamente 1,5 tonelada de resíduos descartados irregularmente foram recolhidos pela Prefeitura nos últimos meses.
Sempre com foco na educação ambiental, alunos e professores de escolas municipais têm desenvolvido projetos que incluem desde o plantio nas próprias unidades escolares, a elaboração de atividades que despertam a consciência ambiental, como coleta seletiva de materiais, reciclagem na escola, cultivo de espaços verdes, entre outros. Mais de 400 mudas estão sendo disponibilizadas neste ano para as ações.
A parceria entre a Prefeitura e a CPFL no Programa Arborização + Segura, de acordo com a secretaria do Meio Ambiente, ampliou a previsão de 2021 para aproximadamente 600 novas mudas de porte adequado para o cenário urbano e convívio sob a rede de energia elétrica, cinco vezes o número de árvores que serão substituídas.
Outra ação que tem chamado a atenção de quem anda por Itapetininga é o Programa “Adote uma Praça”. Com a parceria da iniciativa privada, 42 espaços públicos, incluindo praças, rotatórias, canteiros e importantes vias de acesso da cidade já foram revitalizados com plantio de novas espécies e projeto de paisagismo, 21 deles somente neste ano. O destaque está na Marginal do Chá que teve seus mais de 5 km totalmente revitalizados. A programação da secretaria prevê, ainda, que a iniciativa seja brevemente implementada na extensão da Marginal dos Cavalos, que já recebeu novos exemplares arbóreos nos últimos meses.
Como parte de um conjunto de ações voltadas ao resgate de áreas públicas e de lazer, a revitalização do Parque Ecológico “Regina Freire”, mais conhecido como Lagoa da Chapadinha, agrega uma concepção que une o respeito aos recursos naturais à uma a uma opção de lazer às famílias que buscam contato com a natureza. A área, totalmente renovada com um moderno projeto, inclui dezenas de novas espécies de árvores plantadas, piso intertravado para absorção de umidade, novo paisagismo e implantação de galerias para captação de águas pluviais que são direcionadas à lagoa para contribuir no aumento de volume durante períodos de estiagem.








