02 jul 2020
Redação
A prefeita Simone Marquetto foi eleita, por unanimidade, a presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A eleição foi feita por videoconferência nesta quinta-feira (2) entre os 27 prefeitos que compõem a RMS. O vice será o prefeito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves. A votação foi acompanhada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e pela deputada estadual Maria Lúcia Amary.
“Agradeço o apoio de todos os prefeitos. Quero dar continuidade aos trabalhos da prefeita de Tatuí, Maria José Gonzaga, e das demais gestões na direção da RMS. Em parceria, cada um com sua experiência, vamos ouvir sugestões de todos e colaborar com a RMS”, afirmou a prefeita Simone.
De acordo com o secretário estadual Marco Vinholi, a RMS é estratégica para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Neste sentido, espero o avanço a região”, destacou o secretário. A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi institucionalizada em 8 de maio de 2014 pela Lei Complementar Estadual nº 1.241. No total possui 2,1 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 80 bilhões, conforme dados da Fundação Seade, relativos ao ano de 2016.
A RMS é composta por 27 municípios, agrupados segundo três sub-regiões. Na sub-região 1 conta com: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga, município que foi incorporado à região após a sua institucionalização.
Já na sub-Região 2 estão as cidades de: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque; Por fim, na sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.