A Prefeitura de Itapetininga iniciou nesta terça-feira, dia 22, o cadastro das Pessoas com Deficiência (PCD) para fazer o cartão PCD, uma identificação eletrônica para o transporte coletivo. “A cidade tem agora um transporte coletivo novo, melhor e mais barato. Por isso, estamos convidando as pessoas a terem o cartão PCD”, afirmou o prefeito Jeferson Brun. O cadastro é rápido e totalmente gratuito.
Lembrando que, para as pessoas de pessoas com deficiência, as passagens são gratuitas. Para o cartão PCD, deverá apresentar documento com foto e laudo médico para atestar sua condição ou carteirinha da antiga concessionária. Já foram feitas as chamadas para usuários com mais de 65 anos e estudantes.
O cadastro pode ser feito em um dos três pontos da cidade: Atende Fácil do Paço Municipal, Atende Fácil da Rio Branco, no guichê do Mercado Municipal. “Lá serão feitas as fotos e o cadastro com seus dados”, explicou o prefeito. A medida de convocar cada vez um grupo social é tomada para evitar filas e aglomerações.
“Na hora, você receberá um cartão magnético que será o seu ‘passaporte’ para você circular de ônibus”, relatou Brun. Todos os ônibus estão com equipamentos para reconhecimento facial dos usuários e também para leitura do cartão. Ao aproximar o rosto do aparelho é feita uma comparação visual entre as imagens capturadas com a foto do cadastro. Após esse processo, a catraca é liberada.
Cartão Popular
A Prefeitura de Itapetininga também irá oferecer o Cartão Popular. Ele atenderá os usuários, que não integram nenhum grupo específico como idoso, PCD, estudante ou vale-transporte. A vantagem é para o caso de integração, em que pagará apenas uma passagem para dois trajetos. O bilhete de integração permite ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar nova tarifa.