Para comemorar o Dia do Produtor Rural, celebrado no dia 27 de julho, a Prefeitura de Itapetininga preparou uma programação especial no Recinto de Exposição “Acácio de Moraes Terra”, Vila Asem. As festividades em torno da data serão marcadas dentro da 1ª Festa Tropeira de Itapetininga, que será realizada entre 25 a 30 de julho.
A atividade possui a parceria da Prefeitura de Itapetininga para recuperar a história e tem como objetivo reviver a cultura tropeira, que contribuiu para o desenvolvimento do estado a partir do século XVIII. A 1ª Festa Tropeira de Itapetininga é organizada pela Dikabel Eventos e Promoções, Associações de Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga e Mackenzie Voluntário.
Para a gestão municipal, o evento é para homenagear aqueles que cultivam, produzem e garantem os alimentos na mesa de todos. Por isso, a festa começa nos dias 25 e 26 , na liberação do Recinto para recepção das primeiras comitivas, montagens dos estandes das empresas para organização do evento.
Já no dia 27, o Dia do Produtor Rural, o cronograma prevê, às 10h, apresentação da Banda Municipal. Na sequência abertura oficial com o prefeito Jeferson Brun, autoridades municipais e estaduais. Às 11h, será feita a apresentação do Programa Rotas Rurais, com entrega de placas de propriedades rurais. Às 11h30, o Itesp fará entrega de títulos de imóveis e informará sobre o Plano Nacional de Crédito Fundiário.
O Programa Programa Rotas Rurais fornece o endereçamento eletrônico para quem reside no campo. Além disso, também contribui com a logística na região, traçando as melhores vias para chegar ao destino. Cada propriedade rural terá um número, igual ao CEP, para entrega de produtos e serviços. Com isso será superada a dificuldade de localizar a propriedade de localizar a propriedade para a chegada de uma ambulância ou de uma viatura da Polícia Militar, pois muitas pessoas não têm um endereço para o envio do serviço de emergência
No dia 28, às 10h30, estão previstas “Provas de Marcha de Muares” e durante o dia palestra sobre a história do tropeirismo e manejo de muares. Às 20h, está previsto o 1º Leilão de Muares da Festa Tropeira de Itapetininga, parte da arrecadação será direcionada para o Fundo Municipal de Solidariedade de Itapetininga.
No dia 29, haverá Equoterapia do Projeto Primeira Montaria. Às 10h30, iniciam-se as Provas de Marcha e Morfologia de Muares e, ao 12h, o cronograma prevê comida típica dos tropeiros: “Queima de Alho” que irá escolher a melhor comida tropeira da festa. No dia 30, será o encerramento oficial do evento, com palestras sobre a criação de muares e o tropeirismo no Brasil, ressaltando a importância da economia do agronegócio de Itapetininga no cenário estadual e federal.
Para a gestão municipal, as atividades buscam fortalecer o trabalho dos agricultores e pecuaristas, de pequeno e médio porte, além da agriculutra familiar, apoiando as entidades representativas da cidade. Segundo a prefeitura, a agropecuária é diversificada o que garante uma produção rica o ano todo, com cultivos diferentes alimentos e com um rebanho com ampla variedade. Isso é devido ao solo, à disponibilidade hídrica, ao clima e pelo município ser o 3º maior do Estado de São Paulo em área territorial.