Durante o ano, a Prefeitura de Itapetininga realizou 11 mutirões contra a Dengue e retirou 775 toneladas de resíduos inservíveis. No final de semana, foram removidas 90 toneladas no Jardim Bela Vista. O objetivo do trabalho é eliminar possíveis locais que acumulam água e que poderiam se tornar de criadouros do mosquito da Aedes Aegypti, responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
“A população colaborou durante o ano, ajudando a eliminar os pontos críticos. Um dos pontos que destaco foi a participação das crianças e adolescentes alertando os pais e adultos sobre o problema”, disse o prefeito Jeferson Brun que considerou o mutirão fundamental para evitar que as pessoas contraiam doenças e sejam hospitalizadas.
O chefe do Executivo de Itapetininga explicou que houve uma redução de 95% nos casos de dengue no município em 2022, se comparado com o ano anterior. “É uma demonstração que estamos no caminho certo na saúde, com a prevenção”, constatou.
Conforme a equipe de Controle de Vetores, foram visitados, durante todos os mutirões, 13.193 imóveis foram visitados e com orientação aos moradores. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras, e Saúde.
Os bairros contemplados nesses Arrastões contra Dengue foram: Jardim Bela Vista, Vila Santana parte alta, Vila Santana parte baixa, Vila Piedade, Distrito do Rechã, Distrito do Tupy, Santa Inês, Vila Arruda, no Jardim Casa Grande e Vila Carvalho, Jardim Nova Era, Cruzeiro do Sul, Gramados e, novamente, Jardim Bela Vista.
No fim de semana, a equipe realizou nove viagens de caminhões e percorridos aproximadamente 1.320 imóveis. Durante o mutirão, a equipe eliminou três bolsões de depósitos irregulares. Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores. Conforme os técnicos da saúde, os locais tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e também abrigos para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.