22 JUL 2020
REDAÇÃO
A Prefeitura de Itapetininga informou que comprou um lote de Invermectina para atender o aumento da demanda pela medicamento, incluído no receituário de médicos e prescrita, de acordo com avaliação clínica, a pacientes que apresentam síndromes gripais com suspeitas de Covid 19. “Foi necessária a compra de um lote da medicação, para abastecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico”, diz por meio de nota.
Ainda conforme a prefeitura, a prescrição desse medicamento é uma questão de critério médico e pessoal de cada profissional. “O medicamento é regulamentado pela Anvisa e utilizado há mais de 40 anos. Além da prescrição convencional, neste momento, está sendo administrado pelos médicos, de acordo com seus critérios e avaliação, de forma off label.
Prescrição off label são aquelas em que se utilizam medicamentos fora das indicações em bula ou protocolos e correm por conta de cada médico que o prescreve.
Segundo a prefeitura, o empenho é usado de forma gradativa, apenas conforme a necessidade de abastecimento da medicação, e que os pagamentos são feitos de forma proporcional à quantidade solicitada pela secretaria da Saúde. “A utilização do saldo total de 8 mil comprimidos no valor de R$ 19 .920, será feita somente se houver necessidade”, diz a prefeitura.