24 AGO 2020
REDAÇÃO
Desde a última segunda-feira (17), a Prefeitura de Itapetininga tem intensificado as ações de conscientização e combate à Covid-19 na área rural do município. Entre os dias 17 e 22 de agosto, equipes da saúde, fiscalização de posturas, GCM e da concessionária de águas e esgoto estiveram nos distritos do Rechã e Tupy.
No Rechã, a concessionária de água e esgoto fez a lavagem com solução clorificada de pontos estratégicos do bairro, como a praça principal e em frente ao Posto de Saúde. A aplicação da solução com altas concentrações de cloro cria uma barreira contra o vírus, eliminando sua possível presença nas superfícies. Mais de 20 mil litros da solução foram utilizados no serviço de higienização.
Os profissionais da saúde e fiscalização de posturas, com o apoio da Guarda Civil Municipal, também estiveram nos distritos do Rechã e Tupy para um trabalho de orientação, fiscalização e conscientização.
Ao todo, os profissionais da saúde distribuíram 200 máscaras de proteção para pessoas que estavam sem o equipamento. 35 estabelecimentos comerciais foram visitados e 45 pessoas tiveram suas temperaturas aferidas. Não foi constatada nenhuma alteração. Panfletos com orientações sobre a Covid-19 também foram entregues aos moradores.
Já os agentes de Fiscalização de Posturas, com o apoio da GCM, realizaram 84 fiscalizações a estabelecimentos comerciais. Todos os locais visitados estavam adequados às normas de distanciamento, fornecimento de álcool em gel e uso de máscaras pelos colaboradores e clientes.
A ação integrada deve prosseguir nas próximas semanas em outros bairros da zona rural da cidade reforçando as orientações, fiscalização, conscientização e combate à Covid-19 em Itapetininga.

Centro da cidade
Também no sábado, dia 22, a unidade móvel da saúde esteve no centro de Itapetininga. A ação se concentrou na praça do antigo Fórum e na rua Campos Salles, dois dos principais pontos com grande fluxo de pessoas. Foram entregues 50 máscaras de proteção a pessoas que estevam sem o equipamento e 47 temperaturas foram aferidas. Nenhuma alteração foi constatada. Pedestres que circulavam pelo centro também receberam folhetos informativos sobre a Covid-19.